A intervenção decorreu no âmbito do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências celebrado entre o Município de Coimbra e a União de Freguesias, em vigor desde 2022, e permitiu ampliar a extensão do centro de saúde com uma nova sala de tratamentos, zona de resíduos, área de apoio administrativo (“back-office”), copa e dois consultórios médicos.
Foram igualmente realizadas adaptações ao edifício, construído nos anos 1990, para cumprimento da legislação atual, nomeadamente ao nível da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, circuitos de circulação e espaços de apoio.
O projeto foi elaborado pelos serviços municipais, com exceção das especialidades de eletricidade e telecomunicações, asseguradas pela então Administração Regional de Saúde. A obra procurou responder à necessidade de melhoria das condições existentes, garantindo à população um espaço mais funcional e adequado à prestação de cuidados de saúde primários.
Na reunião de 25 de agosto, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou também a celebração de um novo contrato com a União de Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa, no valor de 12 mil euros, destinado à instalação de sistemas de ar condicionado na unidade.
A cerimónia contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente e responsável pela área da Saúde, Francisco Veiga, e da vereadora Ana Bastos, responsável pelos pelouros dos Edifícios e Equipamentos Municipais.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral