|
Performance: Chautari, de Matilde Real, com convidados/as
23 de setembro | 18h30
Largo do Romal
Entrada livre
No dia 23 de setembro, terça-feira, às 18h30, o Largo do Romal, em Coimbra, recebe “Chautari”, uma performance participativa concebida por Matilde Real, com a presença de vários convidados/as. Esta iniciativa integra o N.I.B. – Núcleo de Imaginação da Baixa, uma proposta de curadoria da Associação Há Baixa para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra.
Inspirado no Nepal, onde os viajantes fazem uma pausa à sombra de grandes árvores em assentos de pedra – os Chautari – para descansar e trocar histórias com os habitantes locais, o Largo do Romal será recriado como este espaço simbólico: uma casa a céu aberto onde a cultura se manifesta e se partilha.
Através de gestos, palavras, danças, pensamentos e saberes, “Chautari” convida a habitar o coração da cidade e a escutar as muitas vozes que a compõem. É um momento de encontro entre quem vive na Baixa de Coimbra e quem vem de fora, revelando a diversidade cultural que marca este território.
Uma experiência comunitária e artística que transforma o Largo do Romal num espaço de pausa, descoberta e diálogo, onde as vidas e histórias da cidade se inscrevem no chão e nas paredes.
A agenda completa do “Verão a Dois Tempos” pode ser consultada em https://www.veraoa2tempos.pt/
|
|

|
|
|
Sobre a iniciativa “Verão a Dois Tempos”
Verão a Dois Tempos, a programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra em coorganização com quatro entidades culturais (Associação Há Baixa, Blue House, Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube), decorre até ao final de setembro, na Baixa da cidade.
Com aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, são cerca de 100 iniciativas a decorrer em vários locais e em cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, um no Largo do Romal, outro no Largo do Poço e na loja “A Feira”), com derivações pontuais para outros espaços, entre concertos, performances e criação com a comunidade local, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa.
A agenda completa do “Verão a Dois Tempos” pode ser consultada em https://www.veraoa2tempos.pt/.