Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

23 Outubro 2025

CM de Coimbra assinala 25 anos da Lei da Droga com encontro na Casa Municipal da Cultura

CM de Coimbra assinala 25 anos da Lei da Droga com encontro na Casa Municipal da Cultura

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove, no próximo dia 21 de novembro, o encontro “25 anos da Lei da Droga – O que andámos para aqui chegar”, que decorre entre as 9h30 e as 17h00, na Sala Francisco Sá de Miranda, da Casa Municipal da Cultura.

A iniciativa, integrada nas comemorações de “Novembro, mês da Rede Social de Coimbra”, é organizada pela Rede Institucional das Adições de Coimbra (RIAC), em parceria com a Associação Existências, o Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes (IREFREA Portugal) e a Sociedade Portuguesa de Adictologia.

 

O encontro propõe uma reflexão alargada sobre os 25 anos da Lei da Droga, analisando o percurso desde a sua implementação, os desafios atuais nas políticas de adições e as perspetivas futuras, numa abordagem transversal e multidisciplinar. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

 

O programa integra painéis temáticos dedicados à Prevenção, Legislação, Redução de Danos e Tratamento, reunindo especialistas de reconhecido mérito de instituições como a Universidade de Coimbra, o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito, o Centro de Respostas Integradas (CRI) de Coimbra, o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira, entre outras entidades de referência.

 

O programa começa às 9h30, com a receção aos participantes, seguindo-se, às 10h00, o primeiro painel dedicado ao tema “Prevenção”, moderado por Jorge Ferreira, da Divisão de Ação Social da CM de Coimbra, e com intervenções de Fernando Mendes (IREFREA Portugal), Nelson Carvalho (Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da Direção Regional da Saúde da Madeira) e Raul de Melo (Associação Arisco).

 

A sessão de abertura está prevista para as 10h30. Uma hora depois, às 11h30, decorre o painel “Legislação – Mudam-se os tempos…”, moderado por Maria Rosário Pinheiro (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e com a intervenção de Miguel João Costa, do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

À tarde, a partir das 14h00, o encontro prossegue com o painel “Redução de Danos – Tanto e Tão Pouco”, moderado por Paula Carriço (Centro de Respostas Integradas de Coimbra), e com comunicações de Luís Mendão (Grupo de Ativistas em Tratamentos – GAT), Paulo Anjos (Associação Existências) e Rui Sousa (Equipa de Rua “Reduz”, Cáritas Diocesana de Coimbra).

 

Às 15h00, tem lugar o painel “Tratamento – Que Força é Essa?”, moderado por Maria João Vieira (Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra – CEIFAC), com intervenções de João Curto (médico psiquiatra, “O Mal das Flores”) e Augusto Pinto (Centro de Respostas Integradas de Coimbra).

 

O último momento do encontro, às 16h00, será dedicado ao debate “Que Futuro? Novos Caminhos e Desafios”, moderado por Maria Lobo (Associação Existências), com intervenção de Emídio Abrantes (Sociedade Portuguesa de Adictologia), centrando-se na sustentabilidade do setor.

 

A sessão de encerramento está agendada para as 17h00.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)