António Rodrigues Costa foi vereador da CM de Coimbra entre 2002 e 2005, assim como deputado na IV Legislatura da Assembleia da República, exercendo o mandato após as eleições de 6 de outubro de 1985, na IV Legislatura (de novembro de 1985 a agosto de 1987). Na década de 80, foi também chefe dos Serviços Municipais de Turismo da CM de Coimbra, e, posteriormente, exerceu o cargo de diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo. Enquanto diretor contribuiu para uma notável atividade que se traduziu, designadamente: no erguer da Casa do Artesanato da Região de Coimbra, na Torre de Anto; na reabilitação da Canção de Coimbra, através da criação da primeira escola de Fado, no Edifício Chiado; no incremento das geminações, entre outros feitos.
Licenciado em Química pela Universidade de Coimbra e Mestre em Turismo pela Universidade Lusófona, António Rodrigues da Costa destacou-se pela notável diversidade do seu percurso: docente em várias instituições de ensino superior, dirigente na CM de Coimbra, consultor da Organização Mundial de Turismo e autor de diversas obras nas áreas da gestão hoteleira, da história local e da valorização do território. Com apenas 16 anos iniciou-se profissionalmente na Biblioteca Municipal de Coimbra, onde trabalhou sob orientação de José Pinto Loureiro, desempenhando funções de dactilógrafo de originais e envolvimento em investigação, bem como com o jornal “O Conimbricense”.
Entre as múltiplas contribuições, sobressai a criação do blogue “A’ Cerca de Coimbra”, um verdadeiro repositório de saber e de memória, onde, com rigor, deu voz à história da cidade. O seu trabalho nesse espaço digital tornou-o uma referência incontornável para todos os que estudam ou vivem Coimbra.
A todos os seus familiares e amigos, expressamos o mais sentido pesar e solidariedade neste momento de luto. Coimbra perde um dos seus mais atentos intérpretes; a memória ganha um guardião que continuará presente através da obra que deixou.
Neste momento de dor e profunda consternação, o Município de Coimbra endereça os mais sentidos pêsames à família e aos amigos de António Rodrigues da Costa.
Fotografia: Diário de Coimbra