Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

12 Dezembro 2025

Concerto da Filarmónica União Taveirense anima edição do “Mercado com Alma” este sábado

Concerto da Filarmónica União Taveirense anima edição do “Mercado com Alma” este sábado

O projeto de descentralização cultural “Histórias que Tocam, Músicas que Falam”, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra em coprodução com a Filarmónica União Taveirense (FUT), chega amanhã, sábado, 13 de dezembro, a Santo António dos Olivais. O concerto da FUT decorre às 18h00, no âmbito do “Mercado com Alma”, uma mostra de artesanato instalada no 1.º piso do Alma Shopping, promovida pela Associação Roda Viva com o apoio da Junta de Freguesia dos Olivais.

Depois de passar pela União de Freguesias de Coimbra, pela União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, e pela Junta de Freguesia de São João do Campo, no âmbito da “Primeira Temporada de Verão”, o projeto prossegue agora o seu percurso pelas freguesias do concelho, numa programação que se prolonga até 2026.

 

“Histórias que Tocam, Músicas que Falam” alia o património musical ao enquadramento histórico de cada território. Em cada local, a apresentação musical é acompanhada por uma contextualização que destaca o património material e imaterial, os factos históricos e as tradições que caracterizam a freguesia anfitriã. O objetivo central é descentralizar a oferta cultural e aproximar a população das diferentes formações que integram a dinâmica artística da FUT.

 

Sediada em Taveiro, a Filarmónica União Taveirense integra várias formações — Banda Filarmónica, Banda Juvenil e diferentes ensembles — que ao longo dos últimos anos têm contribuído para a afirmação da associação no panorama cultural da região. A programação de cada concerto é ajustada ao espaço que o recebe, valorizando a versatilidade artística da coletividade.

 

Com 156 anos de história, a FUT é uma referência do movimento associativo de Coimbra, destacando-se pelo trabalho continuado na educação musical de crianças e jovens, pela atividade da sua Escola de Música, criada na década de 1960, e pela projeção cultural da sua Banda Filarmónica, presença regular em palcos nacionais e internacionais. Muitos dos seus músicos prosseguiram carreiras profissionais nas áreas do ensino e da performance, representando Coimbra em diversos contextos.

 

O concerto de amanhã reforça esta missão, dando continuidade à circulação da música e da história pelas freguesias do concelho, através de um projeto que procura valorizar identidades locais, aproximar públicos e promover o acesso à cultura em todo o território.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)