A prova principal decorre no sábado, com partida e chegada na zona da Praça dos Heróis do Ultramar, e atravessa alguns dos principais eixos viários e zonas mais emblemáticas da cidade. O percurso passa pela Baixa, pela zona central e por áreas residenciais envolventes, incluindo artérias estruturantes como a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida Sá da Bandeira, Alameda Júlio Henriques, Avenida Fernão de Magalhães e vários arruamentos da Baixa histórica, antes do regresso ao ponto de partida.
A realização das diferentes provas dará origem a restrições temporárias à circulação rodoviária em várias artérias do centro urbano. Todos os cortes de trânsito estarão devidamente sinalizados, acompanhados por agentes de autoridade, e serão levantados de forma progressiva após a passagem dos atletas. A Câmara Municipal de Coimbra apela à compreensão da população para os constrangimentos temporários e recomenda que se evite circular nas zonas abrangidas durante o período do evento.
Sexta-feira, 12 de dezembro
É interdito o estacionamento na Rua D. João III a partir das 00h00. Fica ainda proibido o estacionamento na Rua D. Manuel I e na Rua Infanta D. Maria, em frente às escolas Infanta D. Maria e Avelar Brotero, entre as 17h00 de sexta-feira e as 22h00 de sábado, 13 de dezembro.
Sábado, 13 de dezembro
A partir das 7h00, a Rua Infanta D. Maria será cortada integralmente ao trânsito, entre a Rua D. João III e a Rua D. Manuel I, para montagem e funcionamento da zona de partida e chegada, mantendo-se encerrada até ao final da prova, previsto para as 20h30. Durante o período da corrida principal, será permitido, de forma provisória e controlada, o acesso de veículos ligeiros de residentes à Rua Infanta D. Maria (Quinta de Santa Teresa), através da circulação em ambos os sentidos na ligação entre a Rua Miguel Torga e a Rua Fernão Lopes. O acesso aos parques de estacionamento do Mercado ficará igualmente condicionado durante a passagem dos atletas.
Mini São Silvestre Sanfil Medicina – percursos e condicionamentos
As provas da Mini São Silvestre, destinadas aos escalões mais jovens, têm início às 15h15 e originam cortes pontuais e temporários a partir das 14h00, que serão levantados entre provas e ajustados ao avanço dos diferentes percursos.
A Mini São Silvestre integra quatro percursos. O primeiro, de 700 metros, realiza-se exclusivamente na Rua Infanta D. Maria, em ida e volta; o de 1.400 metros estende-se pela Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I, completando duas voltas; o de 2.300 metros acrescenta ao troço inicial a Rua dos Combatentes, a Rua Brotero e um regresso pela Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I até à chegada; e o de 3.000 metros repete este circuito, acrescentando duas voltas na Rua D. Manuel I antes da meta.

1 – Percurso de 700 metros – Rua Infanta D. Maria (ida e volta)

2 – Percurso de 1.400 metros (duas voltas) Partida da Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (duas voltas) e termina de novo na Rua Infanta D. Maria.

3 – Percurso de 2.300 metros – Partida da Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à esquerda para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (1.ª volta), vira à esquerda para a Rua Infanta D. Maria, Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I, vira á direita para a meta na Rua Infanta D. Maria.

4 – Percurso de 3.000 metros – Partida na Rua Infanta D. Maria, com passagem pela Rua António Leitão, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes (sentido descendente), Rua Brotero, vira à direita para a Rua General Humberto Delgado, vira à esquerda para a Rua D. Manuel I (duas voltas), vira à direita para a meta na Rua Infanta D. Maria.
Caminhada Sanfil Medicina – 5 km
A partir das 18h00, os condicionamentos estendem-se, progressivamente, às restantes artérias abrangidas pelos percursos da Caminhada e da prova principal, com início às 18h31 e 18h30, respetivamente, sendo os cortes aplicados de forma faseada e levantados após a passagem dos atletas.
A Caminhada, que tem início às 18h31, percorre a Rua Infanta D. Maria, Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Praça de São José, Rua Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Alameda Júlio Henriques, Rua Alexandre Herculano, Praça da República, Rua Oliveira Matos e Rua Castro Matoso, regressando pela Alameda Júlio Henriques, Rua dos Combatentes, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I até à chegada.

Caminhada – 5 quilómetros
Já a prova principal, que parte às 18h30, percorre a Rua Infanta D. Maria, Rua D. Manuel I, Rua do Estádio, Rua Avelar Brotero, Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes, Rua do Brasil, Rua da Imo Lavagens, Viaduto do Calhabé, Rua de Angola, Rua dos Navegadores, Estrada da Beira com retorno antes do Napolitano, Rua Paulo Quintela, Rua D. Pedro de Cristo, Rua Carlos Seixas, Avenida Cónego Urbano Duarte, Avenida Emídio Navarro, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Avenida Sá da Bandeira, Rua Oliveira Matos, Rua Castro Matoso, Alameda Dr. Júlio Henriques, Rua dos Combatentes, Rua General Humberto Delgado e Rua D. Manuel I, terminando novamente na Rua Infanta D. Maria.

Percurso da 47-ª Corrida de S. Silvestre – 10 quilómetros.
Alterações aos SMTUC – visão geral
As alterações aos percursos dos SMTUC vão fazer-se sentir no sábado, uma vez que estarão encerradas ao trânsito zonas como a Rua Infanta D. Maria, Rua da Sofia, Praça da República, Praça Heróis do Ultramar, Rua do Brasil, EN17 (junto à rotunda das Bandeiras) e Avenida Emídio Navarro.
Estes constrangimentos implicam que muitas carreiras circulem por percursos alternativos, nomeadamente através da rotunda da ACIC, Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro, Rua António José de Almeida, Cruz de Celas, avenidas Calouste Gulbenkian e Nicolau Chanterenne, Rua Miguel Torga, Rua Infantaria 23, Ponte Rainha Santa, Ponte de Santa Clara e Portagem.
Algumas linhas passam a inverter a marcha no Arnado, outras deixam temporariamente de servir a Solum e algumas efetuam ou terminam horários no Palácio da Justiça ou na rotunda do Vale das Flores. A Linha Botânico não se realizará devido ao corte na Avenida Emídio Navarro.
Alteração das Linhas dos SMTUC
Neste dia, estão previstas alterações nas Linhas 2T, 4, 5F, 5T, 6, 6F, 7, 7T, 9, 10, 16, 16G, 19, 19R, 19T, 24, 24T, 26, 27, 27F, 28F, 29, 30A, 30F, 31, 36, 37, 38, 38F, 45, 50, 50M, 50S, 50T, 103 e Linha Botânico.
Logo a partir das 7h00, as linhas que habitualmente circulam pela Rua Infanta D. Maria vão seguir, em alternativa, via Rua General Humberto Delgado, retomando o percurso habitual a partir da Escola Secundária Avelar Brotero.
A seguir detalham-se as principais alterações:
LINHAS nº 5F, 7, 9, 10, 16, 16G, 24T, 26 e 37
Com o encerramento ao trânsito da Rua Infanta D. Maria, previsto a partir das 7h00, a partir da Rua Carolina Michaellis seguem pela rotunda da ACIC e Rua General Humberto Delgado, retomando o respetivo percurso a partir da Escola Secundária Avelar Brotero.
LINHAS Nº 2T, 30F, 50, 50M, 50S e 50T
Após o encerramento ao trânsito da Rua da Sofia, estas linhas passam a inverter a marcha na zona do Arnado e Palácio da Justiça.
LINHAS Nº 4 e 103
Nas viagens de ida, após o encerramento da Rua da Sofia e da Praça da República, depois do Arnado seguem pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro e Rua António José de Almeida, retomando o percurso na Cruz de Celas.
Nas viagens de volta, após a Avenida Dias da Silva, seguem pela Rua de Santa Teresa, Rua Pedro Monteiro, Rua Augusto Rocha, Cruz de Celas, Avenida Calouste Gulbenkian, Avenida Nicolau Chanterenne, Rua de Aveiro, Casa do Sal e Avenida Fernão de Magalhães, retomando o percurso na zona do Arnado.
A Linha nº 103 efetua o mesmo percurso da Linha nº 4.
LINHAS Nº 5F e 5T
Após o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, nas viagens de ida, depois dos Arcos do Jardim seguem pela Rua Infantaria 23 e Rua Miguel Torga, retomando o percurso na Rua Carolina Michaellis. Nas viagens de volta, após a Quinta da Maia seguem pela Rua Miguel Torga e Rua Infantaria 23, retomando o percurso nos Arcos do Jardim.
Após o encerramento da Rua da Sofia e da Praça da República, nas viagens de ida, depois de servir o Arnado, seguem pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro, Rua António José de Almeida, Cruz de Celas, Rua Gomes Freire, Avenida Afonso Henriques, Rua Miguel Torga, Rua Sacadura Cabral, rotunda da Avenida A. Portugal, Quinta da Maia e Rua Carolina Michaellis, retomando aí o percurso.
Nas viagens de volta, após a Avenida Fernando Namora, seguem pela Rua Carolina Michaellis, Quinta da Maia e depois via Circular Interna até à Casa do Sal, vindo até ao Palácio da Justiça, onde retomam o percurso.
A viagem de volta da Linha nº 5T realiza o percurso habitual, uma vez que a circulação estará restabelecida.
LINHAS Nº 6 e 6F
Com o encerramento da Rua da Sofia, no sentido Cimo de Fala – HUC, após o Arnado seguem pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro e Rua António José de Almeida, retomando o percurso na Cruz de Celas.
No sentido HUC – Cimo de Fala, após a Alameda Armando Gonçalves seguem pela Avenida Calouste Gulbenkian, Rua Nicolau Chanterenne, Rua de Aveiro, Casa do Sal e Avenida Fernão de Magalhães, retomando o percurso no Arnado.
LINHA Nº 7
Com o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido Tovim – Arnado, sempre que possível, após a Rua Carolina Michaellis segue pela rotunda da ACIC, rotunda das Bandeiras e Rua do Brasil, onde retoma o percurso.
Com o encerramento da Rua do Brasil, Avenida Emídio Navarro, Rua da Sofia e Praça da República, no sentido Arnado – Tovim, após o Arnado segue pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro, Rua António José de Almeida e Cruz de Celas, onde retoma o percurso.
No sentido Tovim – Arnado, após a Avenida Elísio de Moura segue pela Rua Almirante Gago Coutinho e, sempre que possível, inverte na rotunda da ACIC, retomando a Rua Carolina Michaellis, passando a operar como Linha 7T.
LINHA Nº 7T
Com o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido Arnado – Tovim, após a Rua do Brasil segue pela Rua Tomé Rodrigues Sobral e Rua D. João III, onde retoma o percurso.
Com o encerramento da Rua do Brasil, Avenida Emídio Navarro, Rua da Sofia e Praça da República, os autocarros desta linha deixam de operar, ficando esse serviço parcialmente assegurado pela Linha 7.
LINHA Nº 9
Após o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido Beira Rio – Casal Misarela, depois da Rua do Brasil segue pela Rua Tomé Rodrigues Sobral e Rua D. João III, onde retoma o percurso.
No sentido Casal Misarela – Beira Rio, após a rotunda das Bandeiras segue pela Rua do Brasil, deixando temporariamente de servir a Solum.
Com o encerramento da EN17 junto à rotunda das Bandeiras, no sentido Beira Rio – Casal Misarela, após o Alto de São João efetua percurso alternativo pela Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro, Ponte de Santa Clara e retoma na Portagem.
LINHA Nº 10
Após o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido Beira Rio – Sobral Cid, depois da Rua do Brasil segue pela Rua Tomé Rodrigues Sobral e Rua D. João III, onde retoma o percurso.
No sentido Sobral Cid – Beira Rio, a partir da Rua Carolina Michaellis circula pela Rua Miguel Torga, Rua Santa Teresa e Rua Infantaria 23 até aos Arcos do Jardim, onde retoma o percurso.
Após o encerramento da EN17 na zona da rotunda das Bandeiras, no sentido Beira Rio – Sobral Cid, após a Avenida da Lousã segue pela Avenida Urbano Duarte e Avenida Mendes Silva, retomando o percurso no Alto de São João.
No sentido inverso, após o Alto de São João, segue pela Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro, Ponte de Santa Clara e Portagem, onde retoma o percurso.
LINHAS Nº 16 e 16G
Após o encerramento da Praça da República e zona do Estádio, deixam de efetuar o percurso pela Solum, circulando sempre por Celas.
Devido à impossibilidade de inverter a marcha na Manutenção, estas linhas passam a efetuar horário na Avenida Afonso Henriques, retomando o percurso de ida na Rua Pedro Monteiro.
LINHAS Nº 19, 19R e 19T
Após o encerramento da Rua da Sofia e da Praça da República, invertem o sentido no Arnado, fazendo horário no Palácio da Justiça.
Depois do Arnado, seguem pela Avenida Fernão de Magalhães, Rua de Aveiro e Rua António José de Almeida, retomando o percurso na Cruz de Celas.
LINHA Nº 24
Após o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido Arnado – Bairro Norton de Matos, depois dos Arcos do Jardim segue pela Rua Infantaria 23, Rua Miguel Torga, Rua Carolina Michaellis, Rua João de Deus Ramos, rotunda das Bandeiras, Rua de Moçambique e Rua de Angola, retomando o percurso na Rua da Guiné.
Após o encerramento da Rua da Sofia e da Praça da República, deixa de efetuar serviço.
LINHA Nº 24T
Após o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido Bairro Norton de Matos – Palácio da Justiça, depois da Rua Carolina Michaellis segue pela Rua Miguel Torga, Rua Santa Teresa e Rua Infantaria 23, retomando o percurso nos Arcos do Jardim.
Após o encerramento da Praça da República e no Bairro Norton de Matos, existirão menos horários desta linha, que passa apenas a realizar percurso até à rotunda do Vale das Flores.
No regresso, efetua serviço pela Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro, Ponte de Santa Clara, Portagem, Arnado e Palácio da Justiça.
LINHA Nº 26
Após o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido Chão do Bispo – Praça da República, depois da Rua Carolina Michaellis segue pela Rua João de Deus Ramos até à rotunda das Bandeiras, seguindo depois para a Rua do Brasil, onde retoma o percurso (viagem das 14h30 pela Rua do Brasil).
LINHA Nº 27
Com o encerramento da Rua da Sofia, no sentido Ingote – Praça da República, inverte no Arnado e segue pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Rua de Aveiro e Rua António José de Almeida, onde retoma o percurso.
Inverte na rotunda da Praça Mota Pinto e segue pela Avenida Calouste Gulbenkian, Avenida Nicolau Chanterenne, Rua de Aveiro, Casa do Sal, Avenida Fernão de Magalhães e Palácio da Justiça, onde retoma o percurso.
LINHAS Nº 27F, 28F, 30A e 30F
Após o encerramento da Rua da Sofia e da Praça da República, estas linhas invertem a marcha no Arnado.
LINHA Nº 29
Com o encerramento da Rua da Sofia e da Praça da República, no sentido Estação de Coimbra B – HUC, após a Estação Nova segue até à Casa do Sal, Rua de Aveiro e Rua António José de Almeida, retomando o percurso na Cruz de Celas.
LINHA Nº 36
Com o encerramento da Rua da Sofia, após a Alameda Armando Gonçalves segue pela Avenida Calouste Gulbenkian, Rua Nicolau Chanterenne, Rua de Aveiro, Casa do Sal, Avenida Fernão de Magalhães e Palácio da Justiça, retomando depois o percurso.
LINHA Nº 37
Com o encerramento da Praça Heróis do Ultramar e zona envolvente, no sentido HUC – Vale das Flores, após a Rua Carolina Michaellis segue pela Rua João de Deus Ramos até à rotunda das Bandeiras, subindo pela Rua de Moçambique e Rua de Angola, retomando o percurso na Rua da Guiné.
Após o encerramento da Rua do Brasil e da Estrada da Beira (EN17), no sentido HUC – Vale das Flores, depois da Rua Carolina Michaellis desce até à rotunda da ACIC, segue pela Rua General Humberto Delgado, Avenida Fernando Namora e Avenida Mendes Silva até à rotunda do Alto de São João, onde inverte o sentido.
LINHAS Nº 38 e 38F
Após o encerramento da Avenida Emídio Navarro, no sentido Pólo II – Santa Clara, depois do Alto de São João seguem em frente pela Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro e Ponte de Santa Clara, retomando o percurso a partir da Portagem.
LINHA Nº 45
Após o encerramento da Rua do Brasil, no sentido Portagem – Zorro, depois da Avenida da Lousã segue pela Avenida Urbano Duarte e Avenida Mendes Silva, retomando o percurso no Alto de São João.
No sentido Zorro – Portagem, após o Alto de São João segue pela Avenida Mendes Silva, Ponte Rainha Santa Isabel, Avenida Inês de Castro e Ponte de Santa Clara, terminando na Portagem.
LINHA BOTÂNICO
Não se realizará após o encerramento da Avenida Emídio Navarro, por não ser possível aceder ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.