Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

5 Janeiro 2026

Biblioteca Municipal celebra Dia Mundial do Braille com edição especial de obra de Fátima Campos Ferreira

Biblioteca Municipal celebra Dia Mundial do Braille com edição especial de obra de Fátima Campos Ferreira

A Biblioteca Municipal de Coimbra assinala o Dia Mundial do Braille no próximo dia 9 de janeiro, às 17h30, com uma sessão dedicada à promoção da inclusão e da acessibilidade das pessoas com deficiência visual. A iniciativa inclui a apresentação do livro “Ramalho Eanes – Palavra que Conta”, de Fátima Campos Ferreira, numa edição especialmente impressa em braille para esta ocasião.

 

Ana Sofia Antunes aborda importância do braille

A sessão contará com a presença de Ana Sofia Antunes, primeira cidadã com deficiência visual a exercer funções governativas em Portugal, que irá intervir sobre a importância do sistema braille enquanto instrumento fundamental para a autonomia, o acesso à informação e a plena participação das pessoas cegas e com baixa visão na sociedade. Ana Sofia Antunes exerceu funções como Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência nos XXI e XXII Governos Constitucionais e como Secretária de Estado da Inclusão no XXIII Governo Constitucional.

 

Entidades parceiras presentes na iniciativa

Estarão igualmente presentes representantes da Delegação de Coimbra da ACAPO e do Centro Professor Albuquerque e Castro (CPAC), da Santa Casa da Misericórdia do Porto, entidade coorganizadora do evento.

 

A iniciativa realiza-se no dia 9 de janeiro por, em 2026, o Dia Mundial do Braille, celebrado a 4 de janeiro, coincidir com um domingo, dia em que a Biblioteca Municipal de Coimbra se encontra encerrada ao público.

 

Braille reconhecido como Património Cultural Imaterial

À semelhança do que tem sido feito em anos anteriores, a celebração do Dia Mundial do Braille inclui a apresentação de um título impresso especificamente para esta data. A escolha do livro — uma entrevista ao General Ramalho Eanes — reflete o trabalho colaborativo que a Biblioteca Municipal de Coimbra, através do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais, e o CPAC têm vindo a desenvolver, no sentido de alargar a oferta de obras em braille disponíveis para os leitores com deficiência visual.

 

A importância do sistema braille foi recentemente reconhecida com a sua inscrição, em junho de 2025, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, afirmando-o como um meio natural e imprescindível de leitura e escrita para pessoas cegas e com baixa visão. Este reconhecimento visa valorizar e salvaguardar os processos de transmissão associados à aprendizagem e utilização do braille, em alinhamento com os princípios do desenvolvimento sustentável e com os direitos fundamentais dos cidadãos.

 

A Biblioteca Municipal de Coimbra dispõe, no seu catálogo, de um número significativo de títulos em braille, embora este represente ainda uma parte reduzida face à oferta de livros impressos em tinta. Esta realidade resulta da escassa produção nacional deste tipo de edições, sendo atualmente o CPAC, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, a única entidade com produção regular de livros em braille em Portugal.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)