Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

28 Janeiro 2026

Depressão Kristin: escolas reabrem amanhã em Coimbra, com exceção da Martim de Freitas

Depressão Kristin: escolas reabrem amanhã em Coimbra, com exceção da Martim de Freitas

O Município de Coimbra informa que as escolas do concelho vão retomar a atividade letiva amanhã, dia 29 de janeiro, após a passagem da depressão Kristin, com exceção da Escola EB 2/3 Martim de Freitas, que permanecerá encerrada por não estarem reunidas as condições de segurança. Vai manter-se o acompanhamento das restantes ocorrências registadas no concelho.

A Escola EB 2/3 Martim de Freitas não irá abrir amanhã por não se encontrarem reunidas as condições de segurança, em resultado da presença de árvores de grande porte e de maquinaria pesada no recinto escolar, na sequência da passagem da depressão Kristin.

 

Esta decisão foi tomada por acordo entre a Câmara Municipal de Coimbra, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a Associação de Pais e a Direção da Escola.

 

As restantes escolas do concelho de Coimbra vão retomar a atividade letiva.

 

A depressão Kristin provocou, na madrugada desta quarta-feira, 28 de janeiro, condições meteorológicas adversas no concelho de Coimbra, com ocorrência de vento forte e precipitação intensa, originando diversas situações que exigiram a intervenção dos serviços municipais e dos agentes de proteção civil.

 

Mais de duas centenas de ocorrências

De acordo com os últimos dados disponíveis, até às 20h00 desta quarta-feira, registaram-se no concelho de Coimbra cerca de 250 ocorrências, maioritariamente relacionadas com quedas de árvores, quedas de estruturas, inundações e danos em infraestruturas. No terreno estão mais de 200 operacionais, entre os quais as três corporações de Coimbra (Sapadores, Voluntários de Coimbra e de Brasfemes) e ainda de outros concelhos que vieram reforçar o dispositivo. Não há vítimas, encontrando-se a dimensão dos danos ainda a ser avaliada. Todas as situações estão a ser acompanhadas e resolvidas de forma articulada pelos serviços municipais, bombeiros, PSP, GNR e restantes entidades envolvidas.

 

O Município de Coimbra tem estado em contacto permanente com os presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, assegurando um acompanhamento próximo da situação em todo o território concelhio.

 

As situações consideradas mais críticas, nomeadamente em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras respostas sociais, estão a ser acompanhadas de perto, e resolvidas com recurso a geradores, sempre que necessário, de forma a garantir a segurança e o bem-estar das populações mais vulneráveis.

 

Agradecimento e apelo à população

O Município de Coimbra agradece a colaboração e o empenho de todos os agentes de proteção civil, entidades parceiras e trabalhadores municipais, bem como a compreensão da população face aos constrangimentos verificados.

 

Apela, ainda, à população para que mantenha serena, com comportamentos de autoproteção, evite zonas arborizadas ou com estruturas instáveis e siga as indicações das autoridades, acompanhando as informações oficiais enquanto se mantiverem as condições meteorológicas adversas.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)