Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

16 Agosto 2021

Câmara de Coimbra apoia sete associações culturais com mais de 43 mil euros

Câmara de Coimbra apoia sete associações culturais com mais de 43 mil euros

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, oito propostas de atribuição de apoios financeiros pontuais a sete associações culturais do concelho, no valor global de 43.500 euros. Os apoios vão ser concedidos à Associação Há Baixa (neste caso, para dois projetos distintos), à Mus.Mus.Cbr – Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, à Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, à Casa da Esquina, ao CeReAc – Centro de Recreio e Animação Cultural de Brasfemes, à Aplausos Completos – Associação e à CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Recorde-se que as candidaturas ao apoio financeiro municipal à atividade pontual para 2021 decorreram entre janeiro e julho.

As propostas preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais às sete coletividades no âmbito do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro de 2019 e define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura. As candidaturas para 2021 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontual, previstas no regulamento, estiveram abertas entre os meses de janeiro e julho.

 

A Associação Há Baixa foi uma das que apresentou candidatura e, neste caso, para dois projetos distintos. A associação requereu apoio na coorganização da exposição “Admirável Mundo Novo”, que irá decorrer nos próximos dias 9 e 10 de outubro, na antiga fábrica da Sociedade de Porcelanas de Coimbra. Um evento que reúne trabalhos de 52 artistas das mais diferentes áreas, tais como pintura, escultura, fotografia, música, vídeo e performance. A Há Baixa vai receber um apoio de 2500 euros para esse projeto. Já para a realização do web documentário “CIDADE (in) VISÍVEL”, a autarquia concedeu um apoio de 2000 euros à associação, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural.

 

Já a Mus.Mus.Cbr. vai receber um apoio de 2500 euros para a realização da primeira edição do Festival de Guitarrinho de Coimbra, que vai decorrer no fim de semana de 30 e 31 de outubro, nos claustros do Colégio da Graça, e visa a divulgação do cordofone, que caiu em desuso a partir do segundo quartel do século passado. Por sua vez, a Associação Cultural e Recreativa de Coimbra vai receber um apoio de 1500 euros para a realização do projeto “Coimbra – Viagens Musicais”, que inclui um festival de concertinas, um encontro de tunas, uma mostra de danças modernas, um concerto de um grupo de cavaquinhos e a festa de aniversário da associação, eventos esses marcados para os últimos quatro meses do ano.

 

A Casa da Esquina também solicitou apoio financeiro à Câmara de Coimbra para a realização do projeto “Crianças em Ação”, que visa sobretudo a criação de hábitos culturais junto das camadas mais jovens da população. O apoio a atribuir à Casa da Esquina é de 6500 euros. Já o CeReAc vai receber 2000 euros para ajudar na realização do projeto “Listas de Futuro(s)”, que dá continuidade ao projeto “Inventário de Memórias” e que reúne a comunidade em torno da mesma causa, na procura de memórias e vivências. O projeto deverá ter início entre setembro de 2021 e término em novembro de 2022.

 

Já a associação Aplausos Completos vai receber 1500 euros para a realização do projeto “Canta-me um conto em Coimbra”, a decorrer entre setembro de 2021 e janeiro de 2022. Por último, o CAPC vai receber um apoio de 25.000 euros para a concretização do projeto Momento Zero – “Quando a noite se aproxima”, que agrega os trabalhos preparatórios para a realização da bienal de arte contemporânea de Coimbra, que este ano assumirá um novo formato, com uma programação repartida entre 2021 e 2022.

 

Recorde-se que o CAPC realiza desde 2015, em parceria com a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra, a Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra – Anozero, que nesta quarta edição se constrói sob a designação “Meia-Noite” – Anozero’ 21/22 e pretende resgatar as periferias para o centro, sejam elas sociais, urbanas, territoriais ou referentes a grupos minoritários, excluídos ou sem voz ativa.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)