No âmbito do projeto intermunicipal “Marcos Históricos – Romanização”, a Casa Municipal da Cultura vai acolher oficinas de arte romana.
A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer, de uma forma pedagógica, a construção de mosaicos romanos com tesselas (do latim tessellae), que são pequenas peças cúbicas em rocha calcária, vidro corado, cerâmica entre outros, que os romanos agrupavam e compunham segundo um desenho elaborado como um puzzle, unidas por um cimento, construindo um mosaico, designado por opus tessellatum.
Produzido pela empresa Décadas de Sonho, a iniciativa resulta de uma parceria entre os municípios de Coimbra, Penela e Condeixa-a-Nova (Parceiro Líder), no âmbito do projeto “Marcos Históricos – Romanização”, financiado por fundos europeus, que visa promover a dinamização e o desenvolvimento do património cultural enquanto instrumento de diferenciação e competitividade de territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística.
Além da Casa Municipal da Cultura, o projeto estende-se a três instituições de Coimbra, que replicarão a iniciativa junto dos seus utentes ou frequentadores das respetivas instalações: a APOSENIOR, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e a Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI).
Os trabalhos resultantes da participação nas oficinas serão exibidos posteriormente, através da realização de uma exposição itinerante, que percorrerá os três municípios envolvidos.
O acesso à iniciativa, embora gratuito, está sujeito a inscrição através do e-mail oficinadearteromana@gmail.com. A iniciativa respeita todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, em prol da salvaguarda da saúde pública e segurança relativamente à mitigação da COVID-19.