14 Março 2022

Um dia na Casa da Mata” do Choupal inicia hoje

Um dia na Casa da Mata” do Choupal inicia hoje

“Um dia na Casa da Mata” começou hoje, dia 14 de março, uma parceria do Município de Coimbra com o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº 10 (CASPAE) no âmbito do projeto “Limites Invisíveis”. A primeira atividade vai contar com a presença das crianças que frequentam o estabelecimento de educação pré-escolar de Almedina.

Esta oferta educativa consiste num conjunto de atividades dirigidas às crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública e decorre das 09h00 às 15h00, na Mata do Choupal, em Coimbra.

 

As atividades, de abordagem pedagógica centrada na criança, possibilitam a construção e consolidação de conhecimentos e competências, não apenas de índole cognitiva, mas também físico motora e socio-emocional, através do apoio à iniciativa e exploração autónoma da criança.

 

“Pelos caminhos das Mata” é o título desse conjunto de atividades práticas que permitem às crianças realizar percursos na natureza, enquanto exploram e reconhecem diferentes espécies da flora e da fauna e a importância de cada uma delas.

 

No presente ano letivo foi desenhada uma calendarização a pensar nas necessidades e interesses dos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública. As marcações são realizadas de acordo com a calendarização disponibilizada pela Câmara Municipal de Coimbra e carecem de pré-inscrição. Cada grupo de crianças deve fazer-se acompanhar da educadora de infância responsável e da/o assistente operacional do jardim-de-infância de origem.

 

O protocolo de cooperação relativo a esta parceria foi aprovado na reunião do executivo municipal de 20 de dezembro. Este projeto vai, assim, proporcionar atividades de elevada qualidade pedagógica na Mata Nacional do Choupal a cerca de 1090 crianças, de 50 salas, dos estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do concelho de Coimbra.

 

O CASPAE fica responsável pelo desenvolvimento do programa de atividades, enquanto a autarquia tem de assegurar toda a logística de refeições e apoiar o transporte das crianças.

 

O projeto “Limites Invisíveis” resulta do consórcio entre a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Universidade de Aveiro (Departamento de Educação e Psicologia) e o CASPAE 10 (Entidade Gestora), com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×