3 Junho 2022

Dia Mundial do Ambiente assinalado com atividades didáticas na praia fluvial do Rebolim

Dia Mundial do Ambiente assinalado com atividades didáticas na praia fluvial do Rebolim

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra comemora o Dia Mundial do Ambiente, no próximo domingo, dia 05 de junho, com a realização de atividades de sensibilização e consciencialização ambiental. Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, a praia fluvial do Rebolim, que voltou a ser galardoada com a Bandeira Azul, vai acolher as atividades “Ponta do Iceberg” e “Zoourbanidade”, que são desenvolvidas pela SUMA, no âmbito de um contrato celebrado com a autarquia. Já no dia 11 de junho, as iniciativas replicam-se na praia fluvial de Palheiros e Zorro, em Torres do Mondego.

No próximo domingo, dia 5 de junho, a CM Coimbra assinala o Dia Mundial do Ambiente. A autarquia vai apostar em iniciativas didáticas e lúdicas na praia fluvial do Rebolim. Um espaço que tem vindo a ser intervencionado pela CM Coimbra, que voltou, pelo segundo ano consecutivo, a receber o galardão da Bandeira Azul e que tem sido escolhido pela população do concelho para passar os fins de semana e, sobretudo, os dias de sol e de maior calor.

 

Estão previstas duas iniciativas para assinalar a efeméride. A “Ponta do Iceberg” aborda a questão da poluição marítima (cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra) e da saúde pública, nomeadamente através da contaminação da cadeia alimentar humana. Serão abordadas temáticas como a manutenção da limpeza urbana e o correto encaminhamento de pequenos resíduos, como pontas de cigarro ou tampas de garrafas. A atividade será realizada no areal, junto da população, por um técnico de sensibilização e dois animadores (mascotes Beata e Garrafa de Plástico). Serão distribuídos sacos de algodão para a população adulta e braçadeiras para as crianças com informações sobre a problemática da poluição marítima e dos solos. Paralelamente, será instalada a estrutura “Beatas v/s Caricas”, que incluirá um registo de votação como fator de incentivo à correta deposição de beatas e caricas nestes locais, dando assim enfoque à prevenção destas tipologias de resíduos altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais.

 

Já a “Zoourbanidade” é a mais recente unidade móvel de sensibilização ambiental da SUMA, com inspiração no reino animal e explora, através de metáforas inspiradas nos comportamentos dos animais, conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de urbanidade na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais. A “Zoourbanidade” é constituída por três zonas distintas de exploração: um auditório; uma zona de exploração multimédia; e uma zona de exploração sensorial. Há ainda uma bancada da cidadania, onde as crianças poderão recomendar “propostas de ação ao Ministro do Ambiente”.

 

As iniciativas vão decorrer das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no dia 05 de junho, na praia fluvial do Rebolim, sendo replicadas no mesmo horário, no sábado seguinte (11 de junho), na praia fluvial de Palheiros e Zorro, nas Torres do Mondego.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×