Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

12 Setembro 2022

Organização dos serviços municipais aprovada em reunião de Câmara

Organização dos serviços municipais aprovada em reunião de Câmara

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, a proposta de reestruturação da organização dos serviços municipais. A organização dos serviços apresentada, que será posteriormente remetida à Assembleia Municipal para aprovação, visa adequar a estrutura da autarquia aos objetivos estratégicos deste Executivo, ao desenvolvimento sustentável do concelho e à descentralização de competências, designadamente nas áreas do investimento, do ambiente, do turismo, da educação, entre outras. As 18 unidades orgânicas nucleares dividem-se em 16 Departamentos Municipais, a Companhia Municipal dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

A macroestrutura tem como grande objetivo adaptar a orgânica dos serviços municipais aos novos desafios do concelho e às linhas estratégicas do atual Executivo, ao desenvolvimento sustentável do concelho e à descentralização de competências. Esta reorganização surge em resposta à dinâmica de desenvolvimento económico, social e cultural que o Executivo começa a imprimir à cidade, e que os serviços municipais devem acompanhar. Surgem novas áreas, como o Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento e o Ambiente e a Sustentabilidade, e reforçam-se as competências, entre outras, nas áreas da Educação, Desporto, Juventude e Turismo. Também a importância da Saúde, da igualdade e da inclusão social, bem como da gerontologia e do envelhecimento é plasmada na nova organização.

 

“Face aos objetivos estratégicos visados pela maioria deste Executivo Municipal, à transferência de competências do Governo para as autarquias locais, bem como à necessidade de flexibilização do aparelho técnico-administrativo municipal e de maximização dos seus recursos técnicos, financeiros e humanos, torna-se imperioso adequar a estrutura orgânica destes serviços”, pode ler-se na proposta de Regulamento da Nova Estrutura Orgânica.

 

Com o regulamento de organização dos serviços proposto visa-se, também, “a flexibilização do aparelho técnico-administrativo municipal, permitindo a sua permanente adaptação às necessidades operacionais, aos meios humanos e tecnologias disponíveis, respondendo, com flexibilidade e oportunidade, às exigências operacionais determinadas pela prossecução das atribuições municipais e pela dinâmica socioeconómica envolvente”, pode ainda ler-se na proposta.

 

Nesse sentido, destaca-se o novo Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento com “a imperiosa necessidade de criação de uma unidade orgânica nuclear dedicada especificamente ao desenvolvimento económico, ao empreendedorismo, à competitividade e ao investimento”, com competências na estruturação e na implementação de programas e estratégias de desenvolvimento económico e empresarial; no desenvolvimento de uma via rápida para o investimento empresarial; no desenvolvimento de estratégias de captação de investimento com efeitos reprodutivos para o tecido empresarial e para o desenvolvimento socioeconómico do concelho, entre outras.

 

Já a criação de uma unidade orgânica nuclear especificamente dedicada ao Ambiente e à Sustentabilidade, com competências em matéria de alterações climáticas, energia e descarbonização, economia circular e proteção ambiental é justificado com “os objetivos de desenvolvimento sustentável plasmados na Agenda 2030, que devem ser prosseguidos por todas as entidades públicas, mas não só, exigem a adoção de novas práticas e medidas, nomeadamente de caráter ambiental, por forma a inverter o fenómeno das alterações climáticas que colocam em perigo a sustentabilidade do planeta e o futuro das gerações vindouras, (…) contribuindo para uma estratégia integrada de valorização e requalificação ambiental, por forma a tornar Coimbra ambientalmente mais sustentável”.

 

Por sua vez, “o reconhecimento de que as áreas da Educação, do Desporto e da Juventude requerem uma abordagem mais eficiente e eficaz, por forma a melhorar o serviço público prestado aos munícipes, foi determinante na alteração da organização dos serviços municipais”. “Também o Turismo exige uma atenção redobrada por parte da CM de Coimbra”, refere a proposta, onde se sublinha que “o Turismo assumirá um novo destaque no âmbito do Departamento de Cultura e Turismo”.

 

As preocupações do Executivo estendem-se, ainda, a muitas outras matérias, nomeadamente, no que respeita à igualdade e à inclusão social. Também a gerontologia e o envelhecimento participativo assumem especial importância na área da Saúde.

 

A proposta, que já tinha sido agendada para a reunião de Câmara de dia 11 de julho, prevê, para além das 18 unidades orgânicas nucleares, a fixação de um número máximo de 50 unidades orgânicas flexíveis de 2.º grau, de 13 unidades orgânicas flexíveis de 3.º grau, de duas subunidades orgânicas e de duas equipas de projeto.

 

O Regulamento da Nova Estrutura Orgânica entra em vigor «no primeiro dia do mês seguinte após o decurso do período de 30 dias seguidos a contar da sua publicação em “Diário da República”», o que ocorre após a aprovação, pelos órgãos municipais competentes – Câmara e Assembleia Municipal –, da organização dos serviços correspondentes à estrutura nuclear e à estrutura flexível.

 

Esta nova estrutura orgânica não vai implicar um aumento do quadro de pessoal da CM de Coimbra.

 

Estrutura orgânica nuclear:

Departamento de Estudos Estratégicos, Planeamento e Desenvolvimento Territorial (DEEPDT)

Departamento de Gestão Urbanística (DGU)

Departamento de Espaço Público (DEP)

Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais (DEEM)

Departamento de Mobilidade, Trânsito e Transportes (DMTT)

Departamento de Ação e Habitação Social (DAHS)

Departamento de Cultura e Turismo (DCT)

Departamento de Juventude e Desporto (DJD)

Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento (DDEECI)

Departamento de Ambiente e Sustentabilidade (DAS)

Departamento de Educação e Saúde (DES)

Departamento Financeiro (DF)

Departamento de Administração Geral (DAG)

Departamento de Recursos Humanos (DRH)

Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital (DTIID)

Departamento de Polícia Municipal (DPM)

Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBS)

Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC)

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)