A implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023, as boas práticas, a saúde mental, a prevenção, a participação da comunidade e a empregabilidade/formação e desafios futuros foram algumas das temáticas abordadas no encontro, que contou também com a partilha de histórias na primeira pessoa, de indivíduos que passaram pela situação de sem-abrigo.
O II Encontro Nacional NPISA juntou especialistas de todo o país. A sessão de abertura teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Nuno Lopes, e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. Ambos salientaram a importância da ENIPSSA 2017-2023, do comprometimento e do envolvimento de todos os organismos do poder central e local, entidades privadas e da sociedade civil, afirmando que a integração social, das pessoas em situação de sem-abrigo, é uma prioridade. Foram destacadas como principais medidas da ENIPSSA 2017-2023, o acolhimento residencial, o alargamento e integração na área da saúde e o incremento na criação de condições para a formação e o emprego salientando-se que é fundamental dar prioridade às áreas que são cruciais como a habitação.
Os trabalhos iniciaram-se com o primeiro painel que teve a participação do gestor da ENIPSA, Henrique Joaquim, que falou sobre o caminho percorrido até ao momento, apontando os marcos mais importantes deste percurso bem como os constrangimentos e desafios para o futuro. Já no segundo painel da manhã, assistiu-se à apresentação do livro “Diário de Um Sem Abrigo”, da autoria de Jorge Costa, seguido dos testemunhos, de três pessoas que viveram na rua enquanto pessoas sem abrigo e que conseguiram ultrapassar essa situação com o apoio de instituições, estando hoje a fazer parte do trabalho dessas mesmas instituições como facilitadores nos contactos com outras pessoas.
A tarde dividiu-se em dois momentos: um momento de apresentação de boas práticas com a apresentação de oito projetos de intervenção, essencialmente na área da habitação; e um segundo momento com a realização de seis workshops subordinados aos temas da habitação, saúde mental, prevenção, participação da comunidade, empregabilidade/formação e desafios futuros. A apresentação dos resultados destes workshops foi feita por cada um dos facilitadores de cada mesa temática.
Já a sessão de encerramento teve a presença, novamente, de Gonçalo Nuno Lopes, de Ana Mendes Godinho, e de Henrique Joaquim, com a especial participação do Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa.