Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

4 Abril 2023

Exposição “Éfe-Érre-Á” inaugurada hoje mostra momentos da vida Académica no Colégio de Jesus

O Colégio de Jesus (Universidade de Coimbra) acolhe, a partir de hoje, dia 4 de abril (Dia do Antigo Estudante de Coimbra), a exposição “Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica”, que pretende apresentar momentos marcantes da vida académica, dando um contributo ímpar para o conhecimento da vida estudantil em Coimbra. A exposição resultou da conjugação de um dos projetos vencedores da 3.ª edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra (2020), a partir da ideia de João Leão, com o repensar da exposição e reorganização do espólio museológico do Museu Académico da Universidade de Coimbra. “Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica” pode ser visitada todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e está integrada no “Circuito Científico” do Museu da Ciência.

Ao longo do percurso expositivo os visitantes poderão descobrir recriações de objetos e momentos que assinalaram a vida académica e da cidade, como por exemplo uma reprodução da Torre da Universidade em que é possível observar no interior um dos seus sinos originais, a primeira Taça de Portugal de futebol ganha pela Associação Académica de Coimbra (26 de junho de 1939) ou, ainda, uma réplica do carro vencedor do cortejo da Queima das Fitas em 2012. A exposição conta, também, com a projeção de imagens e vídeos que proporcionam uma experiência imersiva, assim como com uma amostra dos estilos musicais ligados ao ambiente universitário em que o Fado e a Canção de Coimbra se destacam pelo papel desempenhado na identidade da cidade.

 

Nesta exposição o visitante é convidado a percorrer quatro salas temáticas (Cidade e Universidade, Sala de Aula/Repúblicas, Queima das Fitas/Sala dos Troféus e Música) e a reviver as memórias que estes espaços evocam. Para visitar este núcleo expositivo, o público poderá escolher dois percursos: se optar entrar pela porta da Cidade (lado esquerdo), poderá sentir o ambiente de uma República e mergulhar seguidamente na festa da Queima das Fitas. Se optar entrar pela porta da Universidade, (lado direito), entrará numa sala de aula que conduzirá posteriormente à sala dos troféus.  Por fim, ambos os percursos culminam numa pequena sala dedicada à música de Coimbra, presente nas vivências daqueles que por aqui passaram.

 

O grito académico português “Éfe-érre-á” ou F-R-A (acrónimo de Frente Revolucionária Académica) é um grito exuberante lançado pela comunidade académica portuguesa como saudação de honra ou mera manifestação de alegria. Criado, originalmente, na academia de Coimbra, pensa-se que terá sido dito pela primeira vez pelos quintanistas de Medicina, na noite de 26 de maio de 1938.

 

“A exposição ‘Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica’ procura dar corpo à história da presença estudantil em Coimbra, entre cultura e tradições”, sublinhou o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva. “Esta exposição pretende mostrar ao visitante a riqueza material e imaterial que resultou dos vários momentos do quotidiano da vida académica, tão marcante em Coimbra”, concluiu José Manuel Silva.

 

Para além do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, a cerimónia de inauguração contou com as intervenções do diretor do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Paulo Trincão, do presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, Jorge Castilho, do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, da diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

 

 

 

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)