O simpósio debruça-se sobre processos de investigação nas humanidades, nas ciências e na cultura de modo a expor as complementaridades e tensões entre diferentes paradigmas, metodologias e premissas cultivadas por tradições distintas de conhecimento nas ciências humanas e naturais. Propõe-se debater a interdisciplinaridade sob três perspetivas: heterogeneidades, avaliações e performatividades, examinando de que modo as relações interdisciplinares se configuram como fenómenos complexos e emergentes. Um evento que pretende tornar-se um fórum regular para interrogar a imprevisibilidade da criação de conhecimento e a forma como este é moldado por instituições, linhas de investigação, competências disciplinares e afetação de recursos.
A sessão de abertura ficou a cargo de José Oliveira Martins, Albano Figueiredo, Paula Paixão e Álvaro Garrido, da Universidade de Coimbra, e Rafael Nascimento, da CM de Coimbra. Os trabalhos vão contar com os oradores internacionais Georgina Born (University College London), Nicholas Evans (Australian National University), Olga Pombo (Universidade de Lisboa) e Andrew Barry (University College London) e com a participação de outros importantes investigadores da Universidade de Coimbra.
A entrada para é livre e pode conhecer o programa e obter mais informações em https://www.uc.pt/ceis20/interdisciplining-knowledge.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral