A ANAI foi constituída a 12 de julho de 1994, como Associação de Direito Privado e de Solidariedade Social sem Fins Lucrativos, tendo adquirido o estatuto jurídico de Instituição Particular de Solidariedade Social e, consequentemente, sido reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Neste momento, procura instalações para desenvolver as suas atividades, que decorrem na Rua Pedro Monteiro. Este apoio vai, assim, permitir “fazer face aos encargos adicionais que irá registar com a aquisição de um imóvel, uma vez que ocorreu a denúncia de Contrato de Arrendamento celebrado entre o Município de Coimbra e A Previdência Portuguesa [das instalações da Rua Pedro Monteiro], sem que se tenha verificado quaisquer factos imputáveis à ANAI, bem como ao Município de Coimbra”, explica a informação municipal.
Entre as diversas atividades da ANAI, destaque para a Universidade do Tempo Livre, que tem como objetivo proporcionar aprendizagens ao longo da vida, contribuindo para o bem-estar dos utentes, através da criação de espaços de convívio que promovam a socialização, o saber e a cultura. No ano letivo de2023/2024 conta com 193 alunos inscritos.
A ANAI desenvolve, também, a “Oficina do Idoso”, uma ocupação dos tempos livres da pessoa idosa, que procura assegurar o bem-estar e a qualidade de vida, contribuir para a preservação do património cultural, artístico e profissional, criar momentos de convívio intergeracional e partilha de saberes e experiência e promover o intercâmbio entre diferentes gerações. De salientar, ainda, o Observatório Social do Idoso, que tem o objetivo de promover a criação de uma base de dados que agregue elementos relativos às estruturas dos serviços de proximidade.
Entre outros serviços, a ANAI coloca ao dispor um Banco de Ajudas Técnicas, em funcionamento no equipamento social “Oficina do Idoso”, com o objetivo de melhorar o bem-estar da pessoa idosa, através da disponibilização de equipamentos e de materiais, tais como camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos e canadianas.