As XI Olimpíadas da Economia vão reunir, em Coimbra, um grupo de mais de 60 estudantes de ensino secundário, em representação de todas as regiões de Portugal, para, durante um fim-de-semana, descobrirem mais sobre a ciência económica. A sessão de abertura decorreu esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do vereador Carlos Matias Lopes. Seguiu-se a conferência inaugural, sobre “Inteligência Artificial”, que foi moderada pela vereadora Ana Bastos e contou com a participação Manuel Tovar, da The Loop Company, e Rui Lopes, da Critical Software.
Esta fase nacional das Olimpíadas da Economia é o culminar da maior iniciativa de formação económica em Portugal. Pela primeira vez, são aqui apurados os cinco representantes de Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Economia, que vão decorrer de 22 e 31 de julho.
A Câmara Municipal apoia esta iniciativa, organizada pela Associação Une Dois Mundos com dois mil euros, no quadro da Atividade Pontual para 2024, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil. A Associação Une Dois Mundos é uma entidade sem fins lucrativos, inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis, membro do Conselho Municipal da Juventude de Coimbra, e que tem como fim difundir o gosto pela ciência económica junto dos estudantes dos ensinos básico e secundário.
As Olimpíadas da Economia contam, ainda, com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, da Ordem dos Economistas e com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila