A edição deste ano teve como tema “United by Future Places” e debruçou-se sobre formas de repensar o futuro das cidades enquanto lugares de vida coletiva, tendo a cultura como princípio orientador e o papel que o setor cultural europeu pode ter na criação de novas narrativas e imagens para futuros sustentáveis.
Foi a primeira vez que Coimbra esteve presente no fórum de membros da Culture Action Europe, instituição à qual pertence desde 2019. O programa de quatro dias incluiu o fórum dos membros da Culture Action Europe, uma receção no Município de Malmö, apresentações de projetos e laboratórios do futuro, bem como palestras e painéis de debate com especialistas internacionais em cultura, arquitetura e desenvolvimento urbano, debates em círculo aberto, passeios culturais e visitas de estudo/workshops com agentes culturais locais.
O Município de Coimbra foi convidado para apresentar um projeto emblemático na Conferência United by Future Places | Beyond the Obvious e foi selecionado com o projeto Cem Portas – O Convento Aberto à Cidade.
O Cem Portas, que decorrerá entre 29 de agosto e 1 de setembro deste ano, é um exemplo de um projeto que alcança todas as idades e origens sociais com um programa cultural totalmente gratuito, explorando as diferentes salas, espaços e auditórios do Convento São Francisco, promovendo a participação democrática através da fruição de um programa cultural diversificado com música, dança, circo contemporâneo, performances, exposições e oficinas.
Durante estes dias, as portas do Convento São Francisco estão abertas à cidade para celebrar o início de uma nova temporada, numa urbe universitária como Coimbra, onde os ritmos são criados pelo calendário académico.
Toda a programação do Cem Portas é gratuita, o que assume um papel crucial na promoção da acessibilidade social, oferecendo oportunidades únicas para a inclusão, participação e desenvolvimento cultural de todas as camadas da sociedade. Estes eventos, ao removerem barreiras financeiras, permitem que um público mais amplo possa ter acesso a experiências culturais, educacionais e recreativas que, de outra forma, poderiam estar fora do seu alcance, caminhando para uma sociedade mais justa e equitativa, vetores fundamentais para o United by Future Places.
Este projeto permite, ainda, que os cidadãos tenham, por vezes, o primeiro contacto com algumas disciplinas artísticas, proporcionando, também, a oportunidade para se envolverem em ambientes culturais como o Convento São Francisco, um equipamento ao serviço da cultura e da democracia, promovendo um sentido de pertença e coesão social.
A participação do Município de Coimbra nas atividades da Culture Action Europe reveste-se de relevante interesse municipal, tendo em conta o trabalho organizado pela Culture Action Europe ao nível europeu junto das instituições da União Eurpeias, fator decisivo para criar oportunidades de promoção da programação cultural de Coimbra na Europa e para estabelecer uma relação direta entre a Culture Action Europe e os agentes culturais de Coimbra. Este trabalho de cooperação entre o Município de Coimbra e a Culture Action Europe consolida a estratégia de afirmação internacional de Coimbra no cenário cultural europeu.
A Câmara Municipal tem trabalhado, ultimamente, com a Culture Action Europe, em colaboração com o programa de financiamento europeu Europa Criativa, estando em execução um evento europeu em coorganização entre a CM de Coimbra/Culture Action Europe e Europa Criativa para os dias 23 e 24 de setembro de 2024 que dará aos agentes culturais do concelho de Coimbra acesso a formação e informação sobre programas comunitários e oportunidades de financiamento, colocando-os em contacto com agentes culturais europeus, reforçando as suas redes de trabalho internacionais e a projeção do trabalho de reconhecida qualidade que é desenvolvido em Coimbra.
No decurso deste encontro internacional, em que o Município esteve representado pela diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Maria Carlos Pêgo, e pela chefe do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais, Joana Gouveia Loureiro, realizaram-se reuniões de trabalho com a diretora do Culture Action Europe, Inês Câmara, com a diretora geral, Natalie Giorgadze, e com o secretário geral, Lars Ebert, assim como debates multissectoriais com diversas instituições que trabalham com o intuito de colocar a arte e a cultura no centro do debate público, chamando a atenção sobre a contribuição que a cultura dá ao desenvolvimento sustentável, integrado e inclusivo das sociedades.