Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

17 Junho 2024

CM de Coimbra apoia realização de eventos em 8 freguesias com 30 mil euros

CM de Coimbra apoia realização de eventos em 8 freguesias com 30 mil euros

O Executivo aprovou, na reunião de Câmara de dia 14 de junho, as propostas de celebração de contratos interadministrativos com oito Juntas de Freguesia (JF) e Uniões de Freguesia (UF) para a celebração de diversos eventos, designadamente: UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades para a XX Semana Cultural de São Martinho do Bispo; UF de Souselas e Botão para o IX Encontro das Coletividades; JF de São João do Campo para XII Edição da Feira de Artesanato e Gastronomia; JF de Cernache para a Expo-Cernache 2024; JF de Ceira para a 31ª CEIRARTE – Exposição/Feira de Artesanato e Gastronomia; JF de Almalaguês para a VII Feira de Gastronomia e Artesanato; a UF de Taveiro, Ameal e Arzila para Feira de Artesanato, Gastronomia, Indústria e Comércio; e a UF de Santa Clara e Castelo Viegas para a Feira Popular de Coimbra/Santa Clara 2024. O montante global para as oito freguesias é de 30 mil euros.

A XX Semana Cultural de São Martinho do Bispo, que decorreu de 31 de maio a 10 de junho, no recinto da feira do 7 e 23, vai contar com um apoio de 5 mil euros por parte da CM de Coimbra. “A Semana Cultural de São Martinho do Bispo é um evento que já é uma referência da região, sendo muito importante como iniciativa económica e social”, justifica a informação municipal.

 

Já o IX Encontro das Coletividades, que decorreu de 31 de maio a 2 de junho, no Recinto de Festas de Sousela, vai contar com um apoio de 2.500 euros por parte da CM de Coimbra. Segundo a proposta dos serviços municipais, este encontro tem como objetivos: “proporcionar à população momentos de entretenimento e de bem-estar, promovendo, divulgando e valorizando os recursos culturais da região, nomeadamente o artesanato e a gastronomia”.

 

A XII Edição Feira de Artesanato e Gastronomia vai decorrer de 4 a 7 de julho, no recinto do Polidesportivo de São João do Campo e zona envolvente à Escola EB1 da Freguesia, e a JF de São João do Campo vai contar com um apoio de 2.500 euros para a sua realização. Ao longo de quatro dias, São João do Campo vai mostrar as suas potencialidades, “traduzidas nas mais diversas vertentes, nomeadamente no artesanato, na gastronomia, na música, e na etnografia”, justificam os serviços municipais.

 

A CM de Coimbra vai apoiar também a realização da Expo-Cernache 2024, que se realiza de 23 a 25 de agosto, com 2.500 euros. “A Expo-Cernache já se realiza há vários anos, verificando-se um aumento gradual dos números de participantes”, explica a informação, acrescentando também que este evento vai funcionar em conjunto com a “Feira de Gastronomia, Artesanato e produtos Típicos de Cernache”.

 

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Ceira vai ser apoiada igualmente com 2.500 euros para a realização da 31ª CEIRARTE – Exposição / Feira de Artesanato e Gastronomia, que já decorreu nos dias 29, 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho, nos terrenos anexos ao edifício da Junta de Freguesia e cuja organização é da responsabilidade desta autarquia. Como exemplo da importância deste evento, explica a informação dos serviços municipais que a 30ª edição deste evento estiveram presentes 59 expositores de artesanato e nove tasquinhas das coletividades.

 

Já a VII Feira de Gastronomia e Artesanato, que se realizou nos dias 24, 25 e 26 de maio do corrente ano, em Almalaguês, vai receber o apoio de 2.500 euros do Município. “Trata-se de um evento cuja população alvo não se restringe aos residentes da freguesia de Almalaguês, mas abrange todo o município e arredores, dado serem objetivos proporcionar à população momentos de entretenimento e de bem-estar, promovendo, divulgando e valorizando os recursos culturais da região”, justifica a proposta dos serviços municipais.

 

Também a UF de Taveiro, Ameal e Arzila vai receber o apoio da CM de Coimbra de 2.500 euros para a realização da IX FAGIC – Feira de Artesanato, Gastronomia, Indústria e Comércio, que se realiza de 13 a 15 de setembro, em Taveiro. Segundo a informação dos serviços, este evento pretende “divulgar” e “valorizar” os recursos culturais da União das Freguesias, nomeadamente o artesanato e a gastronomia.

 

Por último, a UF de Santa Clara e Castelo Viegas vai receber um apoio de 10 mil euros para a realização da Feira Popular 2024, que se realiza entre 28 de junho e 14 de julho, no Parque da Canção. “Trata-se de um evento cuja população alvo não se restringe aos residentes da União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, mas abrange todo o município e arredores”. Adicionalmente, importa referir que o programa das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel incluem ainda a realização de quatro concertos na Feira Popular, assegurados pelo Município de Coimbra: Tiago Silva (7 de julho), Não há 2 sem 3 (8 de julho), Remember (9 de julho) e Ús Sai de Gatas (10 de julho).

 

O montante global para os eventos nas oito freguesias referidos é de 30 mil euros e são todos atribuídos mediante a celebração de um contrato interadministrativo entre as JF e UF e o Município. Sobre os montantes atribuídos é ainda explicado que às Freguesias / UF com a população superior à média da população residente (censos 2021 – média da população residente 7.823), propõe-se a atribuição de uma comparticipação de 5 mil euros e às Freguesias / UF com a população inferior à média da população residente, propõe-se uma comparticipação de 2.500 euros.

 

Na mesma reunião foi ainda debatida uma proposta de apoio do Município de Coimbra à UF de Assafarge e Antanhol, no valor de 4.409 euros, através da celebração de um contrato interadministrativo, para as obras de substituição da rede de abastecimento de água da Escola EB1 e Jardim de Infância de Antanhol.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)