“Modo Avião” é um inovador “áudio filme”, género musical criado por Lucas Santtana que combina música, literatura, cinema e arte dramática. O projeto, que já foi apresentado com sucesso no Brasil, convida os participantes a desconectarem-se do ritmo frenético do mundo moderno e a mergulharem na narrativa sonora que se desenrola num ambiente de sonho, propício à introspeção e à pausa.
Nesta experiência, os participantes serão convidados a deitar-se em pufes infláveis e a ouvir a história através de fones de ouvido wireless, imersos numa trilha sonora que mistura diálogos, sons ambientes e músicas. Cada sessão tem a duração de 44 minutos e promete proporcionar uma nova forma de vivenciar a arte e a música.
“Este evento marca um momento especial na programação da Casa da Cidadania da Língua, um espaço dedicado à promoção da língua e da cultura em todas as suas formas. A apresentação do ‘Modo Avião’ em Coimbra reforça a nossa missão de aproximar Portugal e Brasil através de eventos culturais únicos e inovadores”, considera o presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos, José Manuel Diogo.
“Coimbra tem o prazer de acolher, pela primeira vez na Europa, esta experiência artística única. ‘Modo Avião’ de Lucas Santtana vai ao encontro do espírito de inovação e de cultura que a nossa cidade promove. É um convite a todos para se desconectarem do mundo e se conectarem consigo mesmos através da arte”, afirma o presidente da Câmara, José Manuel Silva.
A Casa da Cidadania da Língua é um espaço dedicado à celebração e promoção da língua portuguesa e das culturas que ela engloba. Com uma programação diversificada e inclusiva, a Casa procura ser um ponto de encontro para reflexões e diálogos sobre a língua e a cultura.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral