Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

14 Janeiro 2025

Relatório de execução da Divisão de Apoio às Freguesias mostra bom andamento dos trabalhos

Relatório de execução da Divisão de Apoio às Freguesias mostra bom andamento dos trabalhos

O Relatório de Execução e Plano de Calendarização – de outubro a dezembro de 2024 – da Divisão de Apoio às Freguesias (DAF) foi dado a conhecer na reunião do Executivo de dia 13 de janeiro, como acontece trimestralmente. A informação faz um balanço dos Contratos Interdministrativos de Delegação de Competências de obras, desde 2018, um universo de 188 empreitadas propostas pelas freguesias, das quais 175 têm projetos elaborados e aprovados, 104 estão concluídas, 35 a decorrer, faltando iniciar 36. Faltam, também, terminar 13 projetos, que devem ser elaborados no primeiro semestre deste ano.

O relatório foca, sobretudo, o quarto trimestre do ano passado, período em que continuou a boa cadência na elaboração de projetos, faltando três para dar por encerrado o pacote de contratos de 2018 a 2021. Todos eles se encontram iniciados, no entanto, por motivos relacionados com pareceres, cedências ou outros motivos, ainda não foi possível a sua conclusão. Em termos de obra, afirma-se que continua a verificar-se falta de mão de obra especializada, materiais e uma oscilação grande dos preços, com grande especulação associada, o que torna difícil o lançamento dos concursos, atrasando todo o procedimento. Por outro lado, algumas das obras são intervenções conjuntas, nomeadamente com as Águas de Coimbra, o que obriga a coordenação. Assim, das 83 obras propostas, estão 65 concluídas, oito em execução e sete por iniciar.

 

Em relação aos contratos referentes a 2022/25, no caso dos de 2022, todas as 41 obras propostas já têm projetos elaborados e aprovados e 26 estão concluídas, estando a decorrer seis e nove por iniciar. Do ano de 2023, está aprovada a relação das obras municipais delegadas, num total de 30, no valor de 1,4 milhões euros (M€). Destas, já se encontram aprovados 28 projetos, dos quais 13 obras já se encontram finalizadas, oito estão a decorrer e sete por iniciar. Quanto às de 2024, aprovada que está a relação das obras num total de 34 e no valor de 1,5 M€, já se encontram aprovados 26 projetos, estando 13 obras a decorrer.

 

Em matéria de contratos para apoio ao funcionamento, foi atingido o objetivo de elaborar a proposta da transferência dos valores aprovados em Grandes Opções do Plano para as freguesias, mediante a celebração de contrato. Por sua vez, no caso dos contratos na área da proteção civil, concretamente nas faixas de combustível, cinco freguesias aceitaram esta delegação, designadamente Brasfemes, São Silvestre e a União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, assim como a União das Freguesias de Souselas e Botão, para 2023 a 2025. Posteriormente, mais duas freguesias aceitaram esta delegação, mais concretamente São João do Campo e a UF de Assafarge e Antanhol, estando terminado o processo de contratualização para 2024 a 2025.

 

De referir que todas as freguesias já assinaram os Autos de Transferência de Competências, pelo que os recursos financeiros a transferir para cada uma estão a ser efetuados mensalmente, sendo transferidos pela Direção Geral das Autarquias Locais até ao dia 15 de cada mês, para estas autarquias.

 

O relatório diz, ainda, qua a DAF mantém permanente comunicação com as freguesias, para que estas autarquias possam ter todos os meios para dar resposta às competências transferidas. Ao longo do ano de 2023 e primeiro trimestre de 2024, foram também feitas reuniões para aferir, retificar e renegociar os Autos de Transferências. Destas reuniões, resultou o aditamento nº 2 ao Auto de Transferências, tendo estes sido assinados em 24 de maio de 2024 e comunicados à DGAL.

 

No que se refere aos apoios a coletividades, indica-se que a DAF tem recebido muitas solicitações, provavelmente devido ao aumento de fundos europeus destinados a melhorar as condições dos edifícios onde as coletividades desenvolvem as suas atividades. Estes processos, é dito, têm alguma demora devido à sua complexidade, tanto a nível técnico, como a nível da regularização documental do edificado.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)