Depois do êxito da edição do ano passado, a Bolsa de Empregabilidade volta ao Convento São Francisco, com coorganização da CM de Coimbra e do Turismo Centro Portugal, e com os princípios de sempre: conexão, inovação, compromisso e inclusão. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através da página da Bolsa de Empregabilidade, onde se podem encontrar todas as informações sobre o certame.
Em 2016, a Associação Fórum Turismo fundou a Bolsa de Empregabilidade para facilitar a procura de colaboradores por parte dos recrutadores e permitir candidaturas a quem pretendesse trabalhar no setor. O evento possibilita que os candidatos entreguem o seu CV diretamente aos recrutadores, aumentando, assim, a sua probabilidade de contratação. O que começou como uma feira de emprego é, hoje, o maior hub de iniciativas (online e offline) especializadas em recrutamento na área do turismo. Mais de 35 mil candidatos, segundo a organização, já procuraram a Bolsa de Empregabilidade para construir a sua carreira. O evento acontece em Lisboa e Porto, mais também no Algarve, Alentejo e, claro, em Coimbra, como polo aglutinador da região Centro.
Os números da edição do ano passado em Coimbra mostram que mais de 900 candidatos procuraram emprego, desde estudantes do ensino profissional e superior, profissionais da área ou de outros sectores, assim como desempregados. Inscreveram-se mais de 1.600 interessados, participaram 42 empresas, registaram-se 32 contratações ou potenciais contratações no dia do evento e mais de 95% das empresas presentes consideraram importante a realização da feira na região Centro. As áreas de trabalho mais procuradas foram a hotelaria (60,5%), restauração (46%), agência de viagens ou operadores turísticos (29,9%), marketing e comunicação (28,2%), animação turística (26,3%), cruzeiros (25,1%), técnico de turismo (14,8%) e aviação (13,6%).
Através da deliberação do Executivo municipal de 25 de novembro do ano passado, a CM de Coimbra vai isentar a Turismo Centro de Portugal e a Associação Fórum Turismo do pagamento de taxas, pela ocupação da Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, bem como da taxa de montagem e desmontagem, no valor total de 4.713,80 euros, acrescido de IVA à taxa em vigor.