O CM de Coimbra tem elegido as questões de igualdade e de inclusão como prioritárias. Neste contexto, a CM de Coimbra, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, continua a desenvolver ações de formação sobre diversas temáticas. Subordinada ao tema “Sensibilização sobre a Deficiência Visual”, esta formação decorreu hoje, dia 21 de fevereiro, na Sala Francisco Sá de Miranda da Casa Municipal da Cultura. A formação incidiu sobre “Como abordar a pessoa com deficiência visual”, “Ajudas visuais para a leitura” e “Simulação de um atendimento adaptado”, ministrada por Catarina Paiva, médica oftalmologista da consulta de baixa visão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Outra formação vai ter lugar no dia 28 de fevereiro, também às 10h00, na Sala Francisco Sá de Miranda, com a temática da Língua Gestual Portuguesa. Vai abordar temas como “LGP: uma língua ou linguagem?”, “LGP é universal”, “Surdo ou surdo-mudo”, “Comunidade ouvinte e surda”, “(Des)construir mitos sobre a pessoa surda e a LGP”, “Cuidados a ter com pessoas surdas” e “Alguns vocabulários básicos em LGP”. Será ministrada por José Luís Rocha, acompanhado pela intérprete Jéssica Ferreira, e terá a duração de cerca de duas horas.
Estas ações têm como objetivo promover boas práticas no atendimento, reforçando a inclusão e a acessibilidade nos serviços prestados.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila