A Feira do Fumeiro está de regresso ao Quartel-General da Brigada de Intervenção este fim de semana, com a presença de 13 produtores, que vão apresentar o que de melhor se faz em matéria de enchidos. A animação musical do certame vai ficar a cargo de grupos folclóricos, designadamente do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra e do Grupo Folclórico da Casa Pessoal da Universidade de Coimbra. As portas abrem às 12h00 de sábado e, nesse dia, fecham às 20h00. Já no domingo, abrem às 10h00 e encerram às 18h00.
A feira vai contra com três produtores de Coimbra (Quinta do Zorro, Sabores do Douro e Fumeiro do Mondego), dois da Lousã (Alexandrina e Teresinho, para além de Zé da Céu), um de Mirandela (Fumeiro Mirandela), um de Valpaços (Valfumeiro), um da Guarda (Choupana do Pastor), um do Sabugueiro (Encosta da Serra), um de Viana do Castelo (Dona Rosa Fumeiro), um de Vilarinho das Patanheiras (Casa do Capador) e outro de Estremoz (Estremoz Sabores). Vai estar, ainda, representado um produtor de queijo da Serra da Estrela, de Vila Franca das Naves, a Lacticôa. Para além dos fumeiros e dos queijos, vai haver cerveja artesanal da Praxis e vinhos do Empório do Tuca, pão e doces.
A Feira do Fumeiro, à semelhança das anteriores edições, é uma festa para toda a família e para os mais novos vão ser instalados pula-pulas, insufláveis e uma piscina de bolas para regalo dos pequenos. O certame promete reunir os melhores enchidos, presuntos e produtos tradicionais, celebrando a gastronomia local e nacional.