Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

30 Abril 2025

Coimbra recebe grande Regata Internacional Queima das Fitas no sábado

A 42ª Regata Internacional Queima das Fitas, que vai disputar-se no sábado, dia 3 de maio, foi apresentada hoje, dia 30 de abril, em conferência de imprensa, no Centro Náutico do Parque Verde, na presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes. O evento, que conta com a participação de mais de 650 atletas e uma prova de remo adaptado com 15 participantes (o que constitui um novo recorde), é financiado pela autarquia.

A Regata Internacional Queima das Fita, que tem o apoio da Câmara Municipal e da Águas de Coimbra, do Turismo do Centro e dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, é um evento de referência para a cidade e um dos maiores eventos de remo a nível nacional. Organizado pela Secção de Desportos Náuticos da AAC, o evento vai contar, este ano, com a participação de mais de 650 atletas, ligeiramente abaixo da anterior edição, como referiu Rui Gaspar, que destacou o crescimento este ano do remo adaptado.

 

Em prova, vão estar 14 clubes nacionais e 11 estrangeiros, mais de 653 atletas, cerca de 214 estrangeiros e acima de 439 nacionais, num total de 334 tripulações. Das 9h30 às 12h30, vão ser disputadas 46 séries de quatro em quatro minutos. À tarde, das 14h30 às 16h00, vão ter lugar 24 eliminatórias e, das 16h00 às 17h30, vão realizar-se nove finais. Às 17h30, tem lugar o Memorial José Matos, em Shell de oito com timoneiro, prova onde o vereador Carlos Matias Lopes, atleta nesta modalidade há mais de 20 anos, vai participar.

 

“Coimbra recebe de braços abertos mais uma edição da Regata Internacional da Queima das Fitas. Ao longo das suas 42 edições tornou-se numa das mais destacadas do calendário desportivo nacional”, destacou o vereador do Desporto. O legado de figuras emblemáticas como José de Matos, que deixaram uma marca indelével no remo e em Coimbra, deverá continuar a ser inspirador para as atuais e futuras gerações, que transportam nos braços e pernas o peso de cada remada”, sublinhou Carlos Matias Lopes.

 

A regata incluiu, também, uma prova de remo adaptado, com 15 participantes, o que constitui um novo recorde. As últimas três regatas do programa são as finais de 1x PR3i, Quadri-scull Feminino e Shell de oito com timoneiro Masculino (17h20, 17h25, 17h30).

 

A prova, uma das maiores no panorama no remo nacional, envolve na organização a participação de 50 voluntários, a instalação de seis pontões de largada fixos com cabo de aço suspenso, mais plataforma para juiz de largada e plataforma para pré-alinhamento e 20 poleias de arrumação de barcos, entre outras estruturas.

 

De recordar que o Executivo municipal aprovou, na sua última reunião, um conjunto de apoios à realização da 42º Regata Internacional Queima das Fitas/XXIX Memorial José Matos, que passam por isenção de taxas e pela atribuição de uma verba de cerca de nove mil euros.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)