Sediada em Coimbra e de âmbito nacional, a Palhaços d’Opital – Associação Cultural é uma entidade sem fins lucrativos, políticos, sindicais ou religiosos. A sua intervenção centra-se na atuação dos Doutores Palhaço – artistas profissionais que, através do humor e da arte, apoiam adultos e idosos hospitalizados, contribuindo para a melhoria do estado anímico e para a humanização dos cuidados de saúde, sustenta a informação técnica dos serviços municipais.
A mesma informação refere que a associação tem vindo a transformar a forma como o ambiente hospitalar e os tratamentos hospitalares são vividos pelos utentes, profissionais de saúde, cuidadores informais e formais. As suas ações visam reduzir o isolamento, promover a alegria e o conforto emocional dos internados, e são desenvolvidas com base em metodologias rigorosas, incluindo programas de formação interna e externa dos artistas, e investigação científica sobre o impacto das intervenções.
Além do trabalho artístico nos hospitais, a Palhaços d’Opital dedica-se também à edição e publicação de livros, elaboração de estudos, recolha de dados e organização de publicações relativas a adultos e idosos internados em hospitais e outras unidades de saúde, bem como centros de recuperação e edição e publicação de audiovisuais, incluindo vídeos, CD e novas tecnologias no âmbito da animação de crianças, jovens, adultos e idosos.
De acordo com a 3ª Avaliação de Impacto realizada pela Magna Consultores para a Associação em 2023, refere-se na informação municipal, 81,7% das pessoas idosas hospitalizadas perceberam uma melhoria do seu bem-estar após as intervenções dos Doutores d’Opital, traduzindo-se na alteração do seu estado anímico, com sentimentos de leveza, alegria e animação.
No que diz respeito aos profissionais, acrescenta o mesmo documento, 83,6% reportam a perceção de que as pessoas idosas que acompanham andavam menos aborrecidas, mais animadas e mais bem-dispostas na maior parte do tempo. 85% reporta a perceção de que os utentes se tornaram mais comunicativos entre si e com o ambiente que os rodeia. 74,5% dos familiares e/ou acompanhantes reconhece que a atuação da dupla da Palhaços d’Opital tornou a visita dos inquiridos mais agradável.