Dedicado ao tema “Preparar as Comunidades para um Futuro Sustentável”, o encontro das nove universidades europeias que integram atualmente a EC2U – a Universidade de Poitiers (França), a UC, a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália), a Universidade de Turku (Finlândia), a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria) e a Universidade de Umeå (Suécia) – pretende promover uma reflexão profunda sobre os desafios que as cidades e as instituições enfrentam para se tornarem mais sustentáveis, procurando também lançar boas-práticas para a ação climática.
O evento vai contar com mais de 40 atividades pensadas para os diversos públicos que participam no Fórum – de estudantes a pessoal das universidades da aliança, de representantes dos vários municípios aos cidadãos em geral. Reuniões dos vários grupos de trabalho da EC2U, encontros entre municípios e outros parceiros associados, atividades de networking, feira de mobilidade, concurso de ciência e vários painéis para refletir sobre o desenvolvimento sustentável e a ação climática são algumas das atividades a decorrer ao longo da semana.
Os dias 19 e 22 são essencialmente destinados a reuniões dos órgãos da aliança e dos vários grupos de trabalho, decorrendo o arranque oficial do Fórum EC2U na terça-feira, dia 20, a partir das 20h15, na Quinta das Lágrimas, onde toda a comunidade da aliança se vai reunir. A sessão, em língua inglesa, vai contar com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão; do Presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva; do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva;; do Coordenador Geral da Aliança EC2U, Ludovic Thilly; da Reitora da Universidade de Umeå, Tora Holmberg, universidade que vai ser oficialmente integrada na aliança neste momento; e de Carlos Magalhães, Presidente da Direção-Geral da AAC.
Já na quarta-feira, dia 21, entre as 10h00 e as 19h30, as atividades, que vão decorrer no Convento São Francisco, são abertas à comunidade.
Atividades | 21 de maio | Convento São Francisco
Think Tank “Climate Quest” | 10h00-11h30 | Foyer
Durante esta sessão, vão ser apresentados, num registo de contacto próximo com os participantes, os resultados e as boas-práticas que resultam das várias edições locais do Think Tank, que decorreram nas universidades da EC2U, dedicados ao tema “Resiliência às Mudanças Climáticas nas Cidades e Comunidades”.
Feira de Mobilidade EC2U | 12h00-13h00 | Foyer
As universidades da aliança EC2U dão-se a conhecer à comunidade e a todos os potenciais interessados em realizar os seus estudos (ou parte deles) numa das universidades da aliança EC2U.
Ciência Cidadã | 13h30- 15h00 | Auditório
Esta sessão, organizada em conjunto com os parceiros associados da aliança (em particular os municípios), destina-se a divulgar projetos e iniciativas de participação ativa do público em atividades de investigação científica, promovendo a colaboração entre cidadãos e profissionais para a resolução de problemas e a produção de conhecimento.
Voz dos Estudantes | 15h30- 17h00 | Auditório
Nesta sessão, os estudantes vão apresentar as suas propostas para resolver vários desafios relacionados com a sustentabilidade e a ação climática – nomeadamente, soluções de energias renováveis, ecoansiedade, mobilidade sustentável ou criação de espaços verdes – num concurso do género “Shark Tank”.
Science Contest | 17h30-19h30 | Auditório
Nesta batalha científica, vão entrar em competição a Universidade de Coimbra, a Universidade de Pavia e a Universidade de Poitiers. Esta “batalha de ciência” é uma competição científica promovida pela EC2U para aproximar a comunidade da ciência. Ao longo da sessão, os cientistas de cada equipa vão responder – de forma criativa – a questões que foram previamente enviadas pelo público.
As três últimas sessões mencionadas vão ser transmitidas em direto no canal de YouTube da EC2U.
O programa do Fórum EC2U em Coimbra está disponível em https://ec2u.eu/news/ec2u-forum/forum-uc/.
Sobre a EC2U
Reunindo atualmente mais de 250 000 estudantes e mais de 30 000 investigadores, docentes e membros do corpo técnico, a EC2U começou a ser pensada em 2018, tendo recebido o seu primeiro financiamento em 2020. Em 2023, a aliança conquistou novo financiamento – de 14,4 milhões de euros – no âmbito da candidatura apresentada à iniciativa Universidades Europeias 2023, promovida pela Comissão Europeia.
A EC2U tem vindo a envolver as comunidades académicas das universidades parceiras, assim como os habitantes das cidades onde estão sediadas, através de uma vasta rede de atividades. As diversas ações têm procurado promover não apenas a mobilidade, mas também o desenvolvimento de novos modelos educativos, através da criação de, nomeadamente, programas de mestrado conjuntos. Tem vindo também a promover várias atividades para potenciar a inovação, o empreendedorismo e a empregabilidade, assim como iniciativas de suporte à cooperação na educação e na investigação, através de institutos virtuais que potenciam a criação de novas sinergias na investigação e que oferecem várias formações. As ações promovidas pela aliança têm como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Em 2025, a EC2U viu reconhecidas algumas das suas atividades pela Comissão Europeia, no relatório “Resultados e potencial de transformação da iniciativa Universidades Europeias”. Entre as boas-práticas elogiadas estão a My Mobile Tutor, uma aplicação móvel multilingue que fornece informação relevante sobre cada umas das universidades e cidades parceiras; os mestrados conjuntos em Cidades e Comunidades Sustentáveis (liderado pela UC), em Bem-estar ao Longo da Vida e Envelhecimento Saudável e em Línguas, Culturas e Sociedades Europeias em Contacto; e ainda os seus atuais quatro institutos virtuais (Saúde de Qualidade e Bem-Estar para Todos; Educação de Qualidade; Cidades e Comunidades Sustentáveis; e, mais recentemente, Proteger a Vida Terrestre).
Esta aliança universitária europeia multicultural e multilingue, coordenada pela Universidade de Poitiers e da qual a UC é membro-fundador, pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos. A aliança tem também como parceira associada desde 2022 a Universidade de Lviv (Ucrânia).
Em Coimbra, para a organização e implementação das atividades da Aliança, a UC conta com a colaboração da Associação Académica de Coimbra, da Erasmus Student Network Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra, do Instituto Pedro Nunes, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, da Unidade Local de Saúde de Coimbra e do Grupo Bluepharma.