O encontro, que assinalou os 40 anos da FLAD e os 230 anos do Consulado dos EUA nos Açores — o consulado americano em laboração contínua mais antigo do mundo — reuniu representantes de mais de 30 cidades geminadas entre Portugal e os Estados Unidos da América. O objetivo: fortalecer as redes de cooperação internacional, promovendo parcerias entre autarquias, universidades, empresas, fundações e cidadãos dos dois lados do Atlântico.
Coimbra marcou presença na qualidade de cidade geminada com Cambridge (Massachusetts) e Santa Clara (Califórnia), duas localidades com forte reputação académica e tecnológica. A comitiva participou em debates sobre temas como “A água e o futuro das cidades”, inteligência artificial, educação, ciência, cultura e desenvolvimento económico.
Um dos momentos simbólicos do evento foi a entrega, por parte do vice-presidente da Câmara de Cambridge, Marc McGovern, da “Chave de Cambridge” à cidade de Coimbra, acompanhada de uma proclamação que reafirma o compromisso de cooperação entre as duas cidades.
A participação de Coimbra na Sister Cities Summit reforça a sua estratégia de cooperação internacional, procurando afirmar a cidade como um parceiro ativo em iniciativas globais que promovem o desenvolvimento local.
O evento contou ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que encerrou os trabalhos sublinhando o papel das cidades geminadas na construção de pontes duradouras entre Portugal e os EUA.