O regulamento, elaborado pelo Centro de Inteligência de Coimbra (CIC), estabelece a composição, as competências e o funcionamento das instâncias que integram o modelo de governação da EMI, assegurando a coordenação, a implementação, a monitorização e a avaliação das ações previstas. O objetivo é promover uma governação colaborativa que fortaleça a capacidade de inovação do concelho e contribua para um desenvolvimento integrado e sustentável.
Na sequência dos contributos recolhidos durante a consulta pública, a CM de Coimbra procedeu à reformulação dos capítulos finais da EMI — Plano de Ação, Modelo de Governação, Modelo de Monitorização e Avaliação e Compromisso para a Inovação —, os quais foram integrados num novo documento técnico de apoio à execução da estratégia: “Estratégia Municipal de Inovação: Documento Técnico de Implementação”. Este documento assume caráter complementar e orientador da aplicação concreta das medidas delineadas na estratégia.
A EMI resulta de um trabalho colaborativo e participado pela comunidade e entidades/personalidades com um papel estratégico no ecossistema de inovação e representativas dos setores-chave do concelho. A iniciativa foi coordenada pelo CIC, do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da CM de Coimbra.
Através desta iniciativa, o Município de Coimbra pretende fomentar a inovação enquanto motor de desenvolvimento local e alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.