Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

1 Julho 2025

Projeto de reabilitação da antiga fábrica “A Ideal” vence Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho 2025

Projeto de reabilitação da antiga fábrica “A Ideal” vence Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho 2025

O projeto ‘ERPI Coimbra’, que transformou a antiga fábrica “A Ideal” numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, é o vencedor da edição 2025 do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra. A obra, da autoria do gabinete Nuno Valentim, Arquitectura, Lda (arquitetos Nuno Valentim, Frederico Eça e Filipa Ferreira), vai ser distinguida com um prémio de 10 mil euros, entregue no próximo Dia da Cidade, 4 de julho, durante a cerimónia no Convento São Francisco. O resultado foi homologado na reunião de Câmara de dia 30 de junho. Além do projeto vencedor, foram atribuídas ainda duas Menções Honrosas.

O prémio Municipal Diogo de Castilho tem como objetivo distinguir obras arquitetónicas de reconhecido valor realizadas no concelho de Coimbra. A edição deste ano contou com sete projetos a concurso, nas áreas da reabilitação, habitação, acessibilidades e espaços comerciais.

 

O júri da edição de 2025 do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho decidiu atribuir o prémio ao projeto de reabilitação da antiga fábrica “A Ideal”. A decisão vai ser homologada na reunião da CM de Coimbra do próximo dia 30 de junho.

 

Além do projeto vencedor, foram atribuídas duas Menções Honrosas: à ‘Gelataria Doppo’, um projeto de adaptação de espaço comercial na Praça do Comércio, da autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro; e ao ‘Conjunto Judiaria Velha’, intervenção na Rua Corpo de Deus, da autoria do arquiteto Hugo Miguel Resende Tocha de Carvalho.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)