O Correntes de Um Só Rio, um festival inteiramente dedicado ao fado e à canção de Coimbra, está de regresso ao Convento São Francisco, de 1 a 5 de outubro, para a sua 8ª edição, que contempla uma programação diversificada, que vai da música ao teatro, passando pela apresentação de livros. Este ano, o festival presta um especial tributo ao mestre Carlos Paredes, por ocasião do centenário do seu nascimento.
Correntes de Um Só Rio foi criado em 2018 pela Câmara Municipal e é totalmente dedicado ao fado e à canção de Coimbra. O festival mantém atuais as raízes da música tradicional, lançando, simultaneamente, sementes para o futuro deste património singular.
A programação completa do Correntes de Um Só Rio vai ser anunciada brevemente, mas entre os momentos mais aguardados destaque para o concerto do pianista conimbricense Máximo Francisco.
Máximo Francisco nasceu em 2003 e iniciou a sua carreira no Conservatório Nacional de Lisboa aos sete anos de idade, onde concluiu o ensino secundário em Piano e Composição. Licenciou-se em Composição para Jazz pela Codarts Rotterdam, na Holanda. Recorde-se que, em fevereiro deste ano, participou num concerto de homenagem a Carlos Paredes no Centro Cultural de Belém, com dois arranjos originais. Atualmente, está em tournée pelo Japão, passando por Osaka, Kyoto e Tóquio. Em outubro, vai estar no Correntes de Um Só Rio, no palco do Convento São Francisco, para um concerto que promete ser único.