A operação preliminar assume um papel determinante para a otimização da operação comercial entre Coimbra e Serpins, prevista para o último trimestre de 2025, propiciando, desde já, viagens regulares neste troço urbano, ao mesmo tempo que se realizam testes em larga escala aos veículos, à infraestrutura, aos sistemas técnicos, à gestão da operação e à experiência dos passageiros. O objetivo é garantir o pleno funcionamento integrado do sistema e corrigir eventuais falhas antes da exploração comercial.
A partir de sábado, 30 de agosto, a operação regular entre a estação da Portagem e o Vale das Flores (passando pelo Parque, Colégios, Arregaça, Norton de Matos, São José, Solum, Fernando Namora e Casa Branca) vai decorrer diariamente entre as 8h00 e as 20h00, incluindo fins-de-semana, com frequência de 15 minutos.
Neste primeiro dia da operação preliminar, está prevista a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que vai realizar uma viagem simbólica, marcando mais um passo decisivo para a concretização deste projeto de mobilidade sustentável, estruturante para a cidade e para a região.
A entrada em funcionamento da operação preliminar é um sinal claro de que o Sistema de Mobilidade do Mondego está cada vez mais próximo de servir os cidadãos, dando um passo firme rumo a uma mobilidade mais sustentável, moderna e inclusiva.
Recorde-se que o Sistema de Mobilidade do Mondego está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e pela Metro Mondego, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Coimbra, consistindo na implementação de um Metrobus com tração elétrica (a baterias), com via dedicada e prioridade nos cruzamentos, no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra. Com intervenções fundamentais nas infraestruturas do subsolo e à superfície, conta com uma extensão total de 42 quilómetros, fazendo a ligação entre Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra (servindo a estação de Coimbra B e o eixo central da cidade entre a beira-rio e a zona dos hospitais da cidade).
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral