O filme revisita a vida e a carreira de Benvindo Fonseca, nascido em 1964, em Moçambique, formado no Conservatório Nacional de Lisboa e primeiro bailarino do Ballet Gulbenkian. Reconhecido pela sua técnica e expressividade, construiu uma carreira internacional de relevo. O documentário aborda, ainda, a fase em que foi obrigado a interromper a atividade artística, bem como o regresso e reinvenção que marcaram a sua trajetória.
A iniciativa pretende dar a conhecer a história e contributo de um dos principais nomes da dança contemporânea portuguesa, constituindo também um momento de partilha com estudantes, jovens artistas e público em geral.
Adicionalmente, Benvindo Fonseca vai assumir a coreografia da próxima edição do RAMPA.3, consolidando a sua ligação do artista à cidade de Coimbra. Recorde-se que o RAMPA, projeto de criação e de formação artística na área da dança, surgiu em 2023 como resposta a uma carência identificada por jovens bailarinos da região, nomeadamente por sentirem dificuldade de participação em projetos de relevo e no contacto com coreógrafos com referenciado renome nesta área artística. O projeto RAMPA.0 contou com a participação do coreógrafo Rui Horta e culminou com a apresentação do espetáculo “Os Sonhos de Einstein”, no dia 21 de abril de 2023. Para a segunda edição do RAMPA, foi convidado o coreógrafo Miguel Pereira, que teve como missão a criação de raiz de uma obra denominada “Super!”, apresentada nos dias 5 e 6 de abril de 2024. Já o Rampa.2 contou com a direção artística da coreógrafa Margarida Belo da Costa, com o espetáculo “RAMPA.2 When Scars Found Their Home”, apresentado a 12 de abril deste ano.