A iniciativa, de âmbito nacional, integra o programa de capacitação dos Municípios para a implementação de políticas públicas locais para a Igualdade e vai ser dinamizada por elementos da CIG: Isabel Rosinha (7 de outubro) e Natividade Coelho (14 de outubro). A iniciativa destina-se a técnicos municipais, em particular das áreas da comunicação e imagem, bem como conselheiras e conselheiros locais para a igualdade, membros de Executivos camarários, dirigentes e equipas para a igualdade na vida local.
A formação vai ter a duração total de seis horas, repartidas por duas sessões de três. Na primeira sessão, a 7 de outubro, vai ser feito o enquadramento das políticas públicas em matéria de igualdade e não discriminação, abordados os conceitos-chave e os compromissos do Estado Português, e analisada a relação entre estereótipos de género e fatores de desigualdade. Já a segunda sessão, a 14 de outubro, vai ser dedicada à comunicação como fator de inclusão e exclusão, às invisibilidades na linguagem e ao sexismo linguístico, apresentando ainda boas práticas de comunicação inclusiva na oralidade e na escrita e estratégias de comunicação institucional promotora da igualdade.
Com esta iniciativa pretende-se reforçar as competências dos municípios e agentes locais no domínio da comunicação institucional, promovendo práticas inclusivas e acessíveis, valorizando a comunicação como ferramenta essencial para a promoção da igualdade e da não discriminação e contribuindo para políticas públicas locais mais eficazes e integradoras.