O Executivo municipal aprovou a proposta de delimitação da Unidade de Execução «7 Fontes», de acordo com a figura infra e com os limites físicos fixados em planta cadastral.

A proposta visa o desenvolvimento de uma nova área urbana junto ao Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) e ao Hospital Pediátrico. A chamada Unidade de Execução por iniciativa privada, denominada de “7 Fontes”, com cerca de 6,2 hectares, foi proposta por dois promotores imobiliários — a Imobiliária Patrocínio Tavares e a JPaiva 7 Fontes, e segue, agora, para discussão pública.
A área, atualmente com algumas construções degradadas, está classificada como solo urbano no Plano Diretor Municipal (PDM), sendo destinada a habitação, comércio, serviços e equipamentos públicos. O objetivo dos promotores é desenvolver uma nova zona urbana integrada, com ligação ao Metro Mondego, ao Hospital Pediátrico e à envolvente dos HUC.
A proposta prevê a construção de 10 novos lotes, a maioria para habitação, mas também para serviços e comércio. Estão ainda previstos cerca de 20 mil m2 de espaços públicos, com arruamentos, zonas pedonais, corredores verdes e uma nova praça urbana. A proposta inclui também 443 lugares de estacionamento para utilização pública, a maioria subterrâneos, e a demolição de construções em ruínas ou sem valor patrimonial.
Duas parcelas serão cedidas ao Município, sendo uma delas reservada para a eventual expansão do Hospital Pediátrico ou para outro equipamento de uso público. O projeto inclui a regularização de cedências anteriores, relacionadas com a construção da circular interna e do próprio Hospital Pediátrico.
O aviso foi publicado na II série do Diário da República no dia 23 de setembro e o processo está disponível para consulta no sítio do Município na internet, aqui, e, mediante marcação prévia, na Divisão de Estudos e Projetos Estratégicos (Praça 8 de maio, 37, Coimbra) nos dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.
Os interessados podem formalizar a participação por escrito, dirigida ao presidente da CM de Coimbra e enviada para o endereço postal Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra, ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-coimbra.pt ou, entregue no Atendimento ao Público da Câmara Municipal, no Mercado D. Pedro V ou na Loja do Cidadão, contendo, em qualquer uma das formas, a identificação completa do(s) seu(s) subscritor(es).