Durante este mês, a Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos promove a campanha “Perto de Nós”, com o objetivo de alertar a população para a realidade do tráfico de seres humano – um crime grave contra a liberdade e a dignidade das pessoas – e dar a conhecer os sinais de risco e os mecanismos de denúncia e apoio disponíveis. A Rede sublinha que qualquer suspeita deve ser comunicada às autoridades competentes.
A iniciativa tem o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e dos municípios parceiros da Rede, entre os quais Coimbra. Sob o mote “Não ignore os sinais. Informar é proteger. Denunciar é salvar.”, esta campanha reforça o compromisso da CM de Coimbra com esta causa. Estar atento, informar e denunciar são passos fundamentais para combater este crime e qualquer suspeita deve ser denunciada. As linhas de apoio funcionam através dos números (+351) 918 645 104 e (+351) 961 674 745.
O tráfico de seres humanos é um fenómeno global, que também acontece em Portugal, envolvendo situações de exploração laboral e sexual, mendicidade forçada, tráfico de órgãos e outras formas de abuso. As causas estão, frequentemente, associadas à pobreza, exclusão social, desigualdades e vulnerabilidades diversas.