A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 23 de outubro, às 19h00, na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, e os trabalhos finalistas serão, depois, exibidos entre os dias 24 e 26 de outubro, em diferentes salas do mesmo espaço.
Após uma primeira seleção de 70 trabalhos, 35 obras passaram à fase final. As obras são oriundas de países como Brasil, Alemanha/Singapura, Irlanda, Turquia, Suíça, França, Países Baixos, Guiné-Bissau, Itália, Estados Unidos da América e Portugal.
Entretanto, já foi anunciada uma menção honrosa para o videoclipe “João Donato e Donatinho – Intuir”, do Brasil, uma homenagem que celebra a vida do compositor e pianista brasileiro João Donato.
As obras estão em análise pelo júri e pelo público nas categorias Direção de Arte, Animação, Performance, Narrativa, Documentário, Baixo Orçamento e Videoclipe.
Criado em 2016, em Porto Alegre, no sul do Brasil, o MATE lançou em 2023 uma ponte com Portugal, estabelecendo-se em Coimbra. O festival é coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra, Convento São Francisco, Leves e Jazz ao Centro, congregando esforços institucionais para a promoção da criação, da formação e da circulação nas indústrias culturais e criativas. Esta cooperação assegura a dimensão pública do evento, a excelência programática e a ligação ativa entre cidade, território e comunidades globais.
A programação completa do MATE Festival está disponível em www.matefestival.com.
LUSA/CM de Coimbra