Do total de contratos celebrados, 18 correspondem a vínculos por tempo indeterminado, no âmbito do processo de transferência de competências em matéria de educação, destinando-se a reforçar os Agrupamentos de Escolas e as Escolas não Agrupadas do concelho. Estas contratações dão resposta a necessidades permanentes identificadas pelos serviços municipais, resultantes, nomeadamente, de aposentações, mobilidades, cessação de contratos e do aumento da procura nas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF).
Paralelamente, foram também celebrados cinco contratos de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto, com o objetivo de substituir trabalhadores temporariamente ausentes por motivos de doença e assegurar a continuidade do funcionamento diário das escolas. A autarquia encontra-se, ainda, a desenvolver os procedimentos necessários para o recrutamento de mais quatro assistentes operacionais nestas mesmas circunstâncias.
Este conjunto de contratações dá seguimento às deliberações aprovadas pelo Executivo municipal a 17 de novembro de 2025 e resulta da conclusão dos respetivos procedimentos concursais, recorrendo a reservas de recrutamento já constituídas pelo Município, o que permitiu uma integração mais célere dos novos profissionais.
Com este reforço, a CM de Coimbra procura assegurar melhores condições de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, contribuir para a segurança e o bem-estar dos alunos e reduzir a sobrecarga das equipas em funções, no exercício das competências municipais no domínio da educação.
Na mesma sessão, foram igualmente formalizados contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado com dois trabalhadores, um técnico superior e um assistente técnico, na área da Sonoplastia e Vídeo, que vão integrar a Divisão do Convento São Francisco, integrada no Departamento de Cultura e Turismo da autarquia.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila