Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

4 Dezembro 2025

Metrobus mantém funcionamento em Coimbra na greve geral de 11 de dezembro

Metrobus mantém funcionamento em Coimbra na greve geral de 11 de dezembro

Os serviços mínimos decretados para a greve geral de 11 de dezembro na Metro Mondego mantêm a operação preliminar do metrobus em Coimbra na sua totalidade, mas reduzem os serviços alternativos ao ramal da Lousã. O autocarro articulado em via dedicada vai, assim, manter o seu funcionamento no concelho, no horário habitual das 7h30 às 20h00, com frequência de dez em dez minutos.

O acordo, publicado hoje pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), para a definição de serviços mínimos na Metro Mondego, entidade que gere o Sistema de Mobilidade do Mondego, estabelece que será cumprida a operação preliminar do metrobus na sua totalidade, isto é, das 7h30 às 20h00, com frequência de dez em dez minutos.

 

O acordo entre a Metro Mondego e o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) suspende a circulação de seis autocarros que asseguram os serviços alternativos ao ramal da Lousã, assegurando, contudo, a ligação deste concelho a Coimbra.

 

Nos serviços alternativos, são mantidos dois autocarros para os serviços de manhã e três para o fim de dia e um assegurará o serviço completo que estaria previsto para aquele dia. O acordo estabelece, também, que os testes de segurança do traçado suburbano (que ainda não abriu) previstos pela Efacec ficam suspensos.

 

Os serviços mínimos previstos para o dia 11 são os definidos numa contraproposta da Metro Mondego, com a DGERT a notar que foi possível “estabelecer uma plataforma de entendimento entre as partes”.

 

Na justificação da definição de serviços mínimos, é salientado que a Metro Mondego assegura o transporte escolar diário de alunos, que se fazem transportar nos seus serviços (seja o metrobus ou serviços alternativos). Segundo o acordo, a Metro Mondego assegura o transporte de mais de 400 alunos diariamente e, por isso, foi considerado que os serviços mínimos deveriam abranger “todos os serviços em que seja realizado transporte escolar”.

 

LUSA / CM de Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)