A iniciativa, de entrada livre, integra-se na programação paralela da exposição “Raízes de Mulher: Sementes de Futuro”, patente na Casa da Escrita até 20 de fevereiro, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro).
Associado ao tema da exposição, que valoriza o papel histórico e contemporâneo das mulheres na agricultura, na produção alimentar, na investigação e na inovação, a obra de Olga Cavaleiro ultrapassa o formato de um simples livro de culinária, constituindo uma carta gastronómica profundamente enraizada no território e nas pessoas, em particular as mulheres, que habitam na região centro.
Olga Cavaleiro nasceu em Tentúgal. É licenciada em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC). Em 2018 concluiu o Mestrado “Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade”, da Faculdade de Letras da UC, tendo publicado outras obras na área da gastronomia portuguesa, designadamente, “Portugal Gastronómico” e “Os Caminhos Invisíveis da Cozinha de Coimbra”.
“Quem conta um conto, acrescenta um pouco” foi, recentemente, considerado o Melhor Livro de Cozinha do Mundo (Best of de Best Gourmand World Cookbook Awards), depois de, em junho, ter sido distinguido como o Melhor Livro de Cozinha Portuguesa do Mundo, dois Prémios atribuídos pelo Gourmand World Cookbook Awards.
A exposição “Raízes de Mulher: Sementes de Futuro” pode ser visitada na Casa da escrita até ao dia 20 de fevereiro seguindo, depois, em itinerância, por Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu.
Atendendo às previsões meteorológicas adversas no pós-tempestade KRISTIN e ao acompanhamento em curso do risco de cheias no concelho, a Câmara Municipal de Coimbra poderá reajustar a data da iniciativa para garantir a segurança de todos.