Estradas cortadas no concelho de Coimbra
Encontra-se temporariamente cortada ao trânsito a Rua Vale de Açor, em Ceira, junto ao viaduto da A13, na ligação Vale de Açor–Ceira, devido à cedência da via provocada por instabilidade do talude de suporte. A circulação não está, para já, garantida. Como alternativa entre Coimbra e Miranda do Corvo, deve ser utilizado o percurso pelo interior da localidade, através da Rua do Senhor da Serra e da EM 565, retomando depois o acesso à Rua Vale de Açor.
Mantém-se igualmente encerrado o tabuleiro inferior da Ponte Açude. Continua cortada a Estrada do Campo, na margem esquerda, desde a Ponte Açude até ao limite do concelho, bem como todos os acessos transversais a esta via.
Permanecem ainda cortadas a Estrada da Espertina, a estrada entre Fornos e Adémia, o túnel de Souselas para a Marmeleira, o túnel da EN17 junto à Quinta da Portela, a estrada de Ceira a Almalaguês, na zona da aldeia dos Cartaxos, e a via em Castelo de Viegas, na área do Marco dos Pereiros, devido à presença de lama e resíduos.
Todos estes condicionamentos resultam da instabilidade dos solos e da acumulação de detritos na sequência das condições meteorológicas adversas.
Ligações regionais
Ao nível regional, o IP3 foi reaberto ao trânsito nos dois sentidos, após a derrocada registada na zona de Almaça, perto da Barragem da Aguieira.
A A14 mantém-se, contudo, cortada entre a Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, nos dois sentidos, devido ao alagamento do pavimento, continuando a condicionar a mobilidade entre Coimbra e o litoral.
Metro Mondego com transportes alternativos reforçados no troço suburbano
Na sequência do deslizamento de um talude em Sobral de Ceira e da suspensão temporária da operação do Metrobus entre Sobral de Ceira e Serpins, com prazo estimado de duas semanas, a Metro Mondego reforçou, desde 9 de fevereiro, os horários dos transportes alternativos.
A ligação entre Serpins e Vale das Flores passou a ser efetuada de forma direta via A13, com frequência horária, operada pela Busway, servindo todas as paragens dos serviços alternativos a partir de Miranda do Corvo. Existem ainda reforços em hora de ponta entre Miranda do Corvo e Coimbra (Busway) e entre Lousã e Coimbra (Vale do Ave). Horários: https://abrir.link/mMrGQ
Mantém-se a ligação entre Miranda do Corvo e Trémoa, com frequência horária, operada pela MLopesTour. Horários: https://abrir.link/CCVbt
A ligação entre Vale de Açor e Sobral de Ceira é assegurada por serviço de táxi, nos horários indicados nas paragens. Horários: https://abrir.link/QNdXR
Situação ferroviária
Foi retomada a ligação ferroviária entre Formoselha/Santo Varão e Coimbra-B, assegurando mobilidade à população da margem esquerda do Mondego, com paragens em Pereira, Ameal, Vila Pouca do Campo, Taveiro, Casais, Espadaneira e Bencanta.
Desta forma, está interrompido o serviço de urbanos de Coimbra, entre a cidade e a Figueira da Foz e os serviços da Linha do Oeste que começavam em Coimbra. Na Linha da Beira Alta está apenas a funcionar o serviço até Coimbra.
A Linha do Norte mantém-se com funcionamento condicionado. Estão a ser realizados serviços de longo curso de forma parcial e serviços regionais entre Entroncamento e Soure e entre Tomar e Lisboa. Estão a ser realizadas quatro viagens por dia, com transbordo por autocarro entre Coimbra e Pombal.
O Município continuará a acompanhar a evolução da situação e atualizará a informação sempre que se justifique.