Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

13 Fevereiro 2026

Coimbra sem necessidade de evacuações mas com vigilância permanente

Coimbra sem necessidade de evacuações mas com vigilância permanente

A presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, informou na manhã desta sexta-feira, 13 de fevereiro, que a noite decorreu de forma mais favorável do que o previsto, não tendo sido, até ao momento, necessário emitir indicações de evacuação. Ainda assim, o concelho mantém-se em alerta máximo, face aos elevados caudais registados na Barragem da Aguieira e na Ponte Açude.

 

De acordo com a informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), prevê-se um dia exigente do ponto de vista hidrológico, embora a manhã esteja a decorrer sem ocorrências relevantes.

 

A autarca apelou à população para que se mantenha vigilante e preparada para uma eventual necessidade de saída rápida das habitações, recomendando a proteção de bens essenciais, a evitação de deslocações desnecessárias e o cumprimento rigoroso das orientações das autoridades.

 

Pelas 14h00 terá lugar uma reunião no Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, na Pedrulha, com a presença da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, e do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, para avaliar a situação e preparar a resposta para o período da tarde e noite.

 

Ana Abrunhosa prestará novas declarações no final da reunião, previsivelmente entre as 14h30 e as 14h45, momento em que serão divulgadas informações atualizadas sobre a evolução da situação.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)