Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

17 Dezembro 2016

Manuel Machado convida a visitar Museu Municipal na apresentação do II vol. do Catálogo Telo de Morais

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, convidou os conimbricenses e os visitantes da cidade a visitarem ou revisitarem as obras expostas no Museu Municipal que funciona no Edifício Chiado, na Rua Ferreira Borges. O autarca falava hoje, neste espaço, na apresentação do II volume do Catálogo da Coleção de Arte Telo de Morais. A obra, com cerca de 250 páginas, deverá ser colocada à venda a partir da próxima segunda-feira, por 25 euros (o mesmo preço do premiado I volume). 

“O conteúdo do catálogo é estimulante para uma visita demorada, atenta, cuidada, ao Museu Municipal que decidimos instalar no Edifício Chiado. Importa que, de novo, as pessoas percecionem que vale a pena passar aqui um tempo da sua vida para admirar as obras de arte, para observar, para terem o aprazimento pela arte”, afirmou Manuel Machado, ladeado pelo casal Telo de Morais. 

“Esta casa está de portas abertas, é uma casa municipal, tem um funcionamento muito familiar, acolhedor e é assim que queremos que seja e que seja um espaço de mostra das coisas boas que passam por cá”, reforçou o presidente da CMC, que agradeceu a Telo de Morais a doação da sua coleção de arte ao Município de Coimbra. 

Manuel Machado enalteceu o mérito das individualidades que foram convidadas para realizar o catálogo, explicando que a missão dos responsáveis da autarquia foi de criar condições para que o catálogo se fizesse. “É importante que os conimbricenses e os visitantes da nossa cidade observem que em Coimbra se promove a cultura, seja ela feita em Coimbra ou a milhares de km de Coimbra”, observou o edil, que nesta apresentação esteve acompanhado da vice-presidente da CMC, Rosa Reis Marques, e da vereadora da Cultura, Carina Gomes, entre outras personalidades. 

Por seu turno, Telo de Morais agradeceu a duas pessoas que, no passado, desempenharam cargos relevantes na CMC: Teresa Alegre a Vasco Pereira da Costa. Sobre Manuel Machado, Telo de Morais afirmou: “Ele é o presidente dos presidentes, o comandante dos presidentes de todo o país [uma alusão ao facto de Manuel Machado ser presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses] e manda bem.”

O Edifício Chiado é o primeiro núcleo museológico do Museu Municipal de Coimbra, inaugurado a 16 de julho de 2001, e acolhe o acervo da Coleção de Arte Telo de Morais. O estudo e coordenação científica deste segundo volume estiveram a cargo de dois especialistas em Artes Decorativas: António Filipe Pimentel, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, a quem coube a coordenação científica da obra e os estudos sobre o mobiliário, escultura e pratas. 

A convite deste responsável participaram, também, técnicos do Museu Nacional de Arte Antiga (Maria da Conceição Borges de Sousa, Anísio Franco e Luísa Penalva); Maria Antónia Pinto Matos, diretora do Museu Nacional do Azulejo e do Museu da Presidência, a quem coube o estudo e coordenação dos estudos sobre a cerâmica (particularmente de origem oriental/chinesa). De igual modo, foram envolvidos neste estudo outros técnicos do Museu do Azulejo (Alexandre Pais e Filipa Marques de Sousa) e do Museu Municipal de Coimbra (Ângela Rente e Joana Barata).

A publicação apresenta fotografias de 404 peças da coleção, registos do fotógrafo de Coimbra José Meneses. A edição do Volume II do Catálogo da Coleção Telo de Morais esteve a cargo da empresa gráfica responsável pela edição do Volume I (“Pagella – atelier de design & edições, Lda.”).

Aquando da inauguração do núcleo museológico do Edifício Chiado, a CMC publicou um pequeno catálogo que carateriza, de forma sucinta e genérica, os diferentes núcleos da Coleção: Pintura, Cerâmica, Escultura, Mobiliário, Pratas e Diversos.

Com o duplo objetivo de contextualizar o acervo nos movimentos artísticos da época e de o divulgar junto dos públicos, foi proposta, em 2003, a publicação de um catálogo de todo o acervo da Coleção. Pela diversidade de temas foi, desde o primeiro momento, determinado que o catálogo seria publicado em dois volumes, sendo o primeiro destinado apenas ao acervo de Pintura e Desenho e o segundo aos restantes núcleos da coleção (Cerâmica, Escultura, Mobiliário, Pratas e outras peças).

O estudo e a coordenação científica do primeiro volume – apresentado publicamente em 24 de abril de 2009, no arranque da programação das Comemorações do Centenário do Edifício Chiado (2009/2010) –, foram confiados a Raquel Henriques da Silva, ex-presidente do Instituto Português de Museus e especialista em Pintura Portuguesa do Séc. XX, que mais tarde incluiu, também, Leonor Oliveira, sua colaboradora, e Virgínia Gomes, técnica do Museu Nacional Machado de Castro, responsável pelo acervo de pintura daquele Museu.

A qualidade da edição do primeiro volume foi confirmada pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) que atribuiu, em 2010, o prémio de Melhor Catálogo do ano de 2010. Nesse mesmo ano, a Câmara Municipal, através do Museu Municipal de Coimbra, concorreu ao programa ProMuseus 2010 do, então, Instituto dos Museus e da Conservação, tendo em vista a comparticipação financeira na edição do segundo volume. Pela candidatura apresentada foi atribuído ao projeto editorial um apoio no montante de 25% do valor orçamentado para a execução e conceção gráfica, bem como do registo fotográfico.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)