Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

7 Abril 2017

Parque de estacionamento do Convento São Francisco vai ser gratuito até estar pronto o da Praça das Cortes

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, inaugurou hoje o parque de estacionamento do Convento São Francisco (CSF), que dispõe de 542 lugares, divididos por quatro pisos. Um parque de estacionamento que é “a última componente de todo o complexo” do CSF (que passa agora a funcionar em pleno), que será para utilização de todos os que moram em Coimbra ou visitam a cidade, e que vai ser gratuito até estar concluído o da Praça das Cortes, situado ali bem perto e que em breve entrará em construção. “Até esse [o parque de estacionamento da Praça das Cortes] estar concluído, este que acabámos de inaugurar ficará de acesso livre (…) a todos os utilizadores, sejam do Convento São Francisco, sejam moradores da cidade ou visitantes”, assegurou Manuel Machado. 

“Assumimos fazer esta celebração exatamente a partir do parque de estacionamento, porque é uma necessidade absoluta deste equipamento municipal, para ele funcionar bem. É a última componente deste complexo”, começou por dizer o presidente da CMC, já no início da conferência de imprensa de balanço de um ano de atividade do CSF (que decorreu no Café-Concerto do CSF), depois de descerrar a placa do novo parque de estacionamento e de uma breve visita ao espaço.

“É uma infraestrutura destinada ao aparcamento automóvel que vai servir este equipamento e os seus utilizadores, mas igualmente os moradores da cidade, as pessoas que cá trabalham ou as que vêm visitar Coimbra. São mais de 500 lugares de estacionamento para o uso geral da cidade”, sublinhou Manuel Machado.

O autarca adiantou ainda que, até o parque de estacionamento da Praça das Cortes estar concluído, o do CSF será gratuito. “Este parque de estacionamento vai manter-se, a partir de hoje, deste instante, aberto ao público, e até o da Praça das Cortes estar concluído, este que acabámos de inaugurar ficará de acesso livre”, referiu o presidente da CMC, recordando que a obra da Praça das Cortes “vai, durante a sua fase de execução, reduzir o número de lugares de estacionamento disponíveis” e que esta foi a solução encontrada. O autarca lembrou ainda que “este conjunto de operações visa precisamente criar infraestruturas para acolher um grande evento no próximo ano, os EUSA Games”.

Um ano após a realização do primeiro evento no renovado CSF, foi então inaugurado a última componente do espaço: o parque de estacionamento. “Hoje dou o meu testemunho de que o equipamento [o CSF] está pronto a ser plenamente utilizado”, acrescentou Manuel Machado, agradecendo a “todos os que intervieram durante a fase de contingência”. “Agradeço a compreensão que tiveram e o esforço feito pelas mais diversas equipas para que tudo corresse bem. E correu muito bem”, salientou.

“Agora, [o CSF] entra em velocidade cruzeiro e é um desafio, não apenas da Câmara, dos autarcas municipais, mas de todos os conimbricenses. A partir de agora, que as portas estão abertas e que já há onde aparcar o automóvel, não há desculpas para isto não ser um êxito, impulsionador do desenvolvimento da nossa cidade, da nossa região, do nosso país”, concluiu o presidente da CMC, na conferência de imprensa que se seguiu à inauguração do parque, e que contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, da vice-presidente da CMC, Rosa Reis Marques, e dos vereadores Carina Gomes, Carlos Cidade e Jorge Alves, para além de vários presidentes de Junta ou de Uniões de Freguesia do concelho, entre outras personalidades.

O novo parque de estacionamento é constituído por quatro pisos, sendo um abaixo do solo (piso -4) e os outros três acima (piso -3, piso -2 e piso -1). Dispõe de 542 lugares, que incluem nove lugares para estacionamento destinado aos veículos de pessoas com mobilidade condicionada (três lugares no piso -1 e seis distribuídos  pelos restantes pisos, dois por piso).

Para os utilizadores, além das ligações interiores por escadas ou elevadores, é ainda possível a saída e entrada de pessoas a pé diretamente para a Avenida da Guarda Inglesa e Largo do Rossio de Santa Clara, através de três portas localizadas ao nível da rua (piso -3) e uma porta com acesso a um dos núcleos de escadas junto à fachada. Uma obra que completa toda a estrutura do CSF e que, sublinhou o presidente da CMC, “não foi barata, teve um custo de cerca de seis milhões de euros, mas que já está pronta”.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)