Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

16 Novembro 2017

ESA BIC Portugal comemora terceiro aniversário em Coimbra

O centro de incubação da Agência Espacial Europeia (ESA BIC) em Portugal, que é coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), celebrou ontem o seu terceiro aniversário. O vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, esteve presente nas comemorações que contaram com a presença, entre outros, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, e do ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, e que incluíram a apresentação de cinco novas empresas e a graduação de seis startups que, com este programa, já atingiram a maturidade.

O ESA BIC Portugal está de parabéns. Há três anos que esta incubadora de empresas opera, sob coordenação do IPN, no apoio a startups especializadas em tecnologia espacial aplicada a áreas como a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana. E os resultados “estão à vista, com os objetivos a serem integralmente cumpridos”, avançou a presidente do IPN, Teresa Mendes: 16 startups e 56 empregos qualificados, e uma taxa de exportação de 39%. “Parabéns às startups do ESA BIC”, afirmou Teresa Mendes, naquele que foi o primeiro discurso da tarde, logo após uma apresentação informal de algumas startups do projeto, no hall da aceleradora do IPN.

“Os últimos três anos foram importantes para Portugal mostrar à ESA (Agência Espacial Europeia) que consegue ter uma das melhores incubadoras da Europa”, referiu, por sua vez, o ministro Manuel Heitor, revelando que atualmente “Portugal investe 20 milhões de euros por ano na ESA e tem o dobro de retorno”. “Queremos que, em 2030, o retorno do mercado espacial em Portugal passe dos atuais 40 milhões para 400 milhões”, avançou ainda o MCTES, revelando que está em estudo uma estratégia portuguesa “para o espaço” e negociações com o Luxemburgo e a Suíça para um fundo de apoio a projetos no setor do “novo espaço”, a Global Space Ventures.

A Horizontal Cities, a Stratio Automotive (que trabalha em parceria com a CMC, analisando e prevendo a ocorrência, em tempo real, de problemas e desgastes mecânicos em 90 dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra), a Tesselo, a Fibersail e a Theia são as cinco novas empresas que se vão juntar às restantes que já são apoiadas pelo ESA BIC Portugal. Estas são empresas que aplicam tecnologia inicialmente pensada para o espaço em setores terrestres, nas mais diversas áreas. Já a Active Aerogels, a Findster, a D-Orbit, a Space Layer Technologies, a Airborne Projects e a Eye2map passaram a graduadas, com o apoio do ESA BIC Portugal.

Recordamos que o ESA BIC Portugal é liderado pelo IPN e tem polos no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e na agência DNA Cascais. Trata-se de um programa enquadrado no projeto financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional SIAC ESA BIC.

O evento contou ainda com a participação do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, do vice-reitor da Universidade do Porto, Carlos Brito, do representante da Câmara Municipal de Cascais, Diogo Agostinho, da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e de Niels Eldering, pela ESA. O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, João Ataíde, também marcou presença nas comemorações do terceiro aniversário da ESA BIC Portugal. 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)