15 Maio 2019

“Coimbra Unida pelo Coração” permite avaliar risco cardiovascular junto da população

“Coimbra Unida pelo Coração” permite avaliar risco cardiovascular junto da população

A quarta edição do projeto “Coimbra Unida pelo Coração”, que pretende avaliar o risco cardiovascular junto da população e promover hábitos de vida saudável, vai decorrer no próximo sábado, das 10h00 às 17h00, em vários locais da cidade de Coimbra, com a realização da já habitual Gincana do Coração. O evento, organizado pela delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), em parceria com várias outras entidades, entre as quais a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, foi ontem apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho. “O mote é inspirador e é com muito prazer que o Município de Coimbra apoia este evento mais uma vez”, referiu a vereadora da Saúde da CM Coimbra, Regina Bento.

O projeto tem por base a criação de uma rede comunitária de serviços de saúde, de forma a que seja possível identificar precocemente, junto da população de Coimbra, quem tem um maior risco de contrair doenças cardiovasculares e, assim, melhorar a vigilância de saúde dessas pessoas. Isto, claro, apostando também na prevenção da doença e na promoção de hábitos de vida saudável. Um projeto que a CM Coimbra abraçou desde a primeira edição, em 2016, e que, de acordo com o que referiu a vereadora Regina Bento na conferência de imprensa de ontem, se enquadra na estratégia municipal de promoção da saúde e nos princípios da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual Coimbra faz parte.

 

Já o presidente da direção do Centro da FPC, Polybio Serra e Silva, apelidou a iniciativa de “megaprojeto”, por querer chegar “ao utente, doente e não doente”, referindo ainda que “não fumar, saber beber, fazer uma boa alimentação e combater o sedentarismo são os quatro fatores a ter em conta”.

 

Polybio Serra e Silva destacou ainda o apoio que a CM Coimbra deu ao projeto desde o seu arranque, considerando que a autarquia “aderiu e muito bem”. “Com este projeto, a saúde dos munícipes melhora”, reforçou. Uma adesão também elogiada pela presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Aida Mendes, que salientou “a responsabilidade social da escola” e o benefício das comunidades para a adesão da ESEnfC ao projeto.

 

A Gincana do Coração é o evento principal e realiza-se no próximo sábado, entre as 10h00 e as 17h00. A participação no passeio é gratuita, não exige inscrição, e possibilitará a todos os participantes uma avaliação do risco cardiovascular nos próximos 10 anos e informação específica sobre a sua saúde nos vários postos que vão estar dispersos pela cidade e que são: Casa do Chá (Alimentação Saudável); Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Estilos de vida saudável); Alma Shopping (Acidente Vascular Cerebral e avaliação carotídea); Café Santa Cruz (Prevenção do Consumo de Tabaco e cessação tabágica); Parque do Choupalinho (Gestão do Stress); Exploratório de Coimbra (Consumo de água e bebidas alcoólicas); e Museu da Água (Exames complementares de diagnóstico).

 

O projeto envolve perto de uma centena de profissionais e a colaboração das quatro Unidades de Cuidados Comunitários de Coimbra, do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e da ESEnfC. Uma equipa multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos de várias especialidades, nutricionistas, e outros, que vão estar espalhados nos postos instalados na cidade. Os dados obtidos nos rastreios serão, depois, enviados para a respetivas Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários, para análise do estado de vigilância de saúde dos utentes e, caso essa não seja adequada ao seu risco cardiovascular, o utente é convocado para uma consulta médica.

 

Os participantes, que vão ser identificados com uma pulseira, podem ainda passear gratuitamente pela cidade, nos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, e assim pararem em todos os postos da Gincana do Coração.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×