A CM Coimbra aprovou a atribuição de um apoio financeiro pontual ao GEFAC no âmbito do novo regulamento, que define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura.
O GEFAC apresentou a sua candidatura para a realização do projeto “Bico Bico Chão – 50 anos de Música”, que passa pelo relato musical da vida deste grupo, através da edição, em formato físico (1000 CDs) e digital, de um álbum com 24 músicas que integraram os espetáculos desta coletividade ao longo dos seus mais de 50 anos de existência. Na gravação, irão participar 50 músicos que já pertenceram ou pertencem ao GEFAC, sendo que alguns pertencem atualmente a outros projetos musicais, tais como Brigada a Vítor Jara, Segue-me à Capela, Realejo, Macadame, Diabo a Sete, Coletivo Ciranda, entre outros. Um projeto que traduz a dinâmica e o espírito associativo deste grupo e pretende divulgar a cultura popular portuguesa, bem como atrair novos públicos para este género musical.
Depois da candidatura ter sido avaliada pelos serviços municipais, de acordo com o novo regulamento, foram dadas a conhecer as pontuações obtidas em cada critério e o montante de apoio a conceder será de mil euros.