Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

22 Fevereiro 2016

Coimbra vai ser capital da Banda Desenhada de 3 a 6 de março

A iniciativa cultural Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada, que vai decorrer de 3 a 6 de março, na Casa Municipal da Cultura, foi apresentada no dia 22 de fevereiro à Comunicação Social, numa conferência de imprensa que decorreu na Sala das Sessões, nos Paços do Concelho.

Trata-se de um evento organizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com o apoio da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e da livraria Dr. Kartoon, que pretende promover a Banda Desenhada (BD), e outras ativida…des associadas a esta arte, e colocar Coimbra no circuito nacional de eventos de BD. “Vão ser quatro dias de grande animação, em que as pessoas se divertem, mas também aprendem”, salientou a vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, sublinhando que esta primeira edição “tem todos os ingredientes para ser um sucesso”.

Coimbra é, há muitos anos, uma cidade que cultiva o gosto pela BD e onde existe mesmo um número considerável de fãs desta arte. Um culto que possibilita a existência de uma livraria dedicada exclusivamente à BD, a Dr. Kartoon, desde 1998, e um programa de rádio da RUC, o Geek Freak, que lhe dedica algumas das suas horas mensais.

A arte da BD tem, assim, espaço e inúmeros seguidores em Coimbra e, na opinião da vereadora Carina Gomes, “já merecia um evento que lhe fosse dedicado”. “Faz parte do nosso espírito eclético não organizar só eventos para grandes massas. Este é um nicho mais restrito, mas que tem o seu público”, considerou a autarca, acrescentando: “Há em Coimbra uma grande legião de fãs desta atividade” e esta mostra será também “uma homenagem a eles e à BD”.

Uma homenagem merecida, na opinião de Breno Ferreira, da RUC. “Coimbra sempre teve uma ligação à BD. Eu vinha cá de propósito, de Mortágua, para comprar BD na Dr. Kartoon e noutras livrarias da altura. Já era tempo de Coimbra ter um evento desta dimensão dedicado à BD”, concordou Breno Ferreira, que vai colaborar neste evento com várias iniciativas, desde a exposição de Action Figures, às tertúlias no seu programa Geek Freak que, afirmou, “serão sobre temas atuais, relacionados com a BD e que podem ajudar quem não conhece esta arte a conhecê-la um pouco melhor”.

O programa é vasto e diversificado e pretende promover e dar conhecer, aos munícipes e visitantes da cidade, a BD e outras atividades que lhe estão associadas, como a ilustração, o cinema, os videojogos e o cosplay. Para tal, a mostra incluirá venda de livros, revistas e outras edições de BD, material de merchandising, exposições de desenhos originais e de estatuetas, apresentações de obras, documentários, filmes de animação, tertúlias com autores e sessões de autógrafos. E está ainda previsto um direto radiofónico, por parte da RUC, com a participação do público em geral. (ver foto com programação)

O desfile de cosplay, marcado para dia 5 de março, às 16h00, na sala polivalente da Casa da Cultura, foi uma das iniciativas que despertou mais curiosidade nos jornalistas presentes. E Breno Ferreira esclareceu. “Não há evento de BD sem cosplay”, sublinhou o radialista, explicando tratar-se “de grupos de jovens e adultos, que vibram tanto com a BD e as animações, que gostam de encarnar as suas personagens preferidas ao máximo”. “Eles desfilam com fatos completos, concebidos ao mais pequeno pormenor”, acrescentou Breno Ferreira, adiantando que “Coimbra tem uma grande comunidade de cosplayers”. “Eles vão aparecer e inscrever-se no próprio dia”, considerou, acreditando que será uma das iniciativas de sucesso da Coimbra BD.

Um evento cultural que estreia este ano, pelas mãos da CMC, mas que é para continuar. “Queremos realizar esta mostra todos os anos e que ela cresça. Qualidade já tem, mas que cresça ainda em quantidade, com mais expositores e mais visitantes”, referiu a vereadora da Cultura, informando os jornalistas que ainda estão abertas as inscrições para a Mesa de Artistas, uma da atividades permanentes do programa, que tem como objetivo a realização de desenhos ao vivo, a apresentação e a venda de trabalhos, na sua maioria originais.

Carina Gomes agradeceu a parceria da Dr. Kartoon e da RUC, que considerou “exemplar”, e deixou o convite a todos para visitarem a primeira edição da Coimbra BD que, acredita a vereadora, irá colocar Coimbra “no roteiro dos eventos nacionais dedicados à BD”.

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)