O vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, participou, no dia 20 de maio, nas atividades de encerramento do programa Eco-Escolas, no Centro Escolar da Solum Sul (CESS). Ângela Rodrigues, coordenadora deste programa no CESS, Rigoberto Correia, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços Região Centro, e Izalina David, adjunta do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, também marcaram presença.
Jorge Alves começou por dar os parabéns a todos os que colaboraram na promoção de atividades de sensibilização e educação para o desenvolvimento sustentável, recordando que, ao contrário do que acontecia na sua juventude, os jovens de hoje têm a possibilidade de aprender a cuidar do ambiente.
O dia foi marcado por diversas atividades, nomeadamente a exposição de trabalhos dos alunos, apresentação de filmes temáticos, confeção de refeições saudáveis, ateliers, jogos temáticos, uma eco-feirinha e uma “flash mob”, tendo terminado com o hino eco-código.
Eco-Escolas é um programa internacional, da “Foundation for Environmental Education”, do qual o município de Coimbra é parceiro, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.